Polícia descobre esquema de desvio milionário na Prefeitura de São Pedro dos Crentes

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e candidato ao governo do Maranhão, Lahesio Bonfim, é acusado pela Polícia Civil do Maranhão de liderar uma organização criminosa que desviou mais de 44 milhões de reais da prefeitura daquele município, através de fraude no fornecimento de combustíveis.

O Ministério Público do Maranhão chegou a pedir o afastamento de Lahesio da prefeitura, mas ele se antecipou e renunciou para se candidatar ao governo.

A reportagem teve acesso à investigação do Departamento de Combate a Corrupção (Deccor), que corre em segredo de justiça, onde é detalhado o funcionamento do esquema de fraude na licitação e as operações financeiras entre os envolvidos, conseguidas através da quebra dos sigilos da quadrilha.

Todos os envolvidos tem relação direta com o ex-prefeito e também foram utilizados laranjas para tentar desviar a atenção da Polícia e da Justiça.

Somente para a conta de Lahesio Bonfim no banco Bradesco (veja o documento abaixo) foram transferidos pelo Auto Posto BF mais de meio milhão de reais, oriundos do esquema no fornecimento de combustíveis.

De acordo com as investigações, houve triangulação de transferência de dinheiro para tentar esconder o esquema. Um dos responsáveis pelas transferências consta como “não identificado” pelo Banco Central do Brasil, através da quebra de sigilo (veja documento abaixo).

Como funciona o esquema

A fraude e o posterior desvio de verbas públicas foram iniciados desde o processo licitatório, realizado através de pregão eletrônico. De acordo com o Deccor, o prefeito Lahesio Bonfim “associou-se criminosamente a outros denunciados e promoveu o Pregão Presencial 26/2018, maculado desde seu nascimento, formalizado apenas para beneficiar as empresas Auto Posto Fortaleza e Andrade e Coutinho, com as quais mantém relação próxima, conforme demonstrado pela quebra de sigilo bancário e fiscal e pela influência que o denunciado possui na empresa Auto Posto Fortaleza, anteriormente de sua propriedade” (veja o documento).

As investigações mostram que o Autoposto Fortaleza, que estava fechado até 2018, depois de vencer a licitação passou a ser conduzido por Rômulo Costa Arruda, amigo e companheiro de chapa de Lahesio como vice-prefeito em 2020, e Rodrigo Cruz Lima de Oliveira, que além de amigo foi gerente do Autoposto BF, de propriedade de Lahesio. Rômulo é o atual prefeito de São Pedro dos Crentes, após a renúncia de Lahesio.

Diz o inquérito que a análise dos dados bancários dos investigados, entre eles o prefeito, “indica que Lahesio tenha se beneficiado financeiramente do Auto Posto Fortaleza, através de Rômulo, Rodrigo e Elizany, reforçando de forma robusta a compreensão sobre a ocorrência de desvio de verba pública e do recebimento de propina para retribuir a fraude licitatória operada” (documento abaixo).

O esquema se completava com o pagamento pelo fornecimento de combustível que não tem comprovação. O posto de combustíveis, que estava fechado antes da licitação, informava o fornecimento de combustíveis em galões, que seriam armazenados no terreno da prefeitura. Ocorre que isso nunca aconteceu. Para se ter ideia, era impossível haver esse tipo de armazenamento sem autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP), assim como não havia espaço no local para armazenar a quantia declarada.

O inquérito já foi encaminhado ao Ministério Público do Maranhão e a denúncia foi oferecida à Justiça (conforme documento abaixo).

PS: O editor encaminhou para o e-mail da assessoria do candidato solicitação de nota acerca das informações divulgadas. 

E ainda o aguarda o referido posicionamento.  

5 pensou em “Polícia descobre esquema de desvio milionário na Prefeitura de São Pedro dos Crentes

  1. Pingback: Investigação por associação criminosa levou Lahesio Bonfim à disputa ao Governo  – Verdade 98 – A verdade realmente maranhense

  2. Pingback: Documentos escancara esquema milionário envolvendo Lahésio Bonfim - Jornal Itaqui Bacanga

  3. Vocês vão endoidar kkkkkk
    O governador do Maranhão será Lahesio Bonfim!!
    44 milhões, até pra mentir tem que ter coerência, o orçamento de são Pedro dos crentes é de 17 milhões ao ano, em 5 anos, daria 85milhoes, como se desviou 44 em combustível??? Quer dizer q todo orçamento municipal era destinado a combustível???? Kkkkkkkkkk a piada do MILENIO!

  4. Pingback: Vídeo: Lahesio Bonfim acusa delegado e procurador-geral de Justiça de forjarem provas contra ele - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *