Movimento Negro do PDT também repudia fala preconceituosa de Brandão

O Movimento Negro do PDT, partido do senador licenciado Weverton Rocha, candidato ao Governo do Estado, divulgou nota na qual também repudiou fala preconceituosa do governador Carlos Brandão (PSB) em relação aos quilombolas maranhenses.

Durante sabatina promovida pelo Imirante, ontem, Brandão, ao ser questionado sobre políticas públicas para este segmento da sociedade, cravou: “A gente tem que conviver com eles, preservando sua cultura, mas também tentando incluí-los no mercado de trabalho, por que eles são seres humanos igual a gente”.

Para um MN, um dos coletivos mais tradicionais e atuantes do partido de Brizola e Jackson Lago, o tucanosocialista deixou claro o seu posicionamento de não aceitação da ascensão dos negros do Maranhão.

“O Movimento Negro do PDT vem a público repudiar a fala discriminatória do atual governador do Maranhão, Carlos Brandão , e pasmem, candidato a governador pelo PSB. A fala que nos joga de escaneio, ocorreu hoje durante a sabatina da TV Mirante, onde o candidato a governador deixa claro sua visão e não aceitação da atual ascensão dos negros do Maranhão, em especial, os das comunidades quilombolas. Neste momento, sente-se a dilaceração no coração, ao que chamamos de racismo estrutural e institucional. Neste momento, nos envergonhamos das palavras proferidas por Carlos Brandão no qual nos trata como seres estranhos, ao dizer a expressão: “temos que conviver com eles”. Lamentamos a postura enojada do representante dos Leões que compara-se com a aversão descrita do presidente Bolsonaro. Neste momento, nos envergonhamos em nome de toda negritude maranhense. Nunca se viu nada igual neste cenário. Que o povo negro envengonhe-se tal suposta representatividade”, diz o comunicado.

Leia também:

“Visão colonizadora”, diz presidente do PT ao criticar fala de Brandão sobre quilombolas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *