Maranhão utiliza da mesma artimanha do Piauí para não cumprir Lei Federal que reduz ICMS

O Estado do Maranhão, comandado pelo governador Carlos Brandão (PSB), utilizou da mesma artimanha do seu vizinho Piauí para protelar a redução do ICMS, determinado em Lei Federal aprovada pelo Congresso e que já foi cumprida por pelo menos 20 entes federados.

Assim como fez a petista Maria Regina Sousa, governadora piauiense, o maranhense de Colinas prometeu encaminhar para Assembleia Legislativa projeto de lei reduzindo para 18% o imposto apenas para combustíveis, deixando de lado a energia elétrica, transporte público e telecomunicações, serviços essenciais e que também estão contemplados pela referida Lei Federal.

O Sindicato dos Postos de Revendedores de Combustíveis do Estado do Piauí, em carta aberta divulgada esta semana, criticou o posicionamento da governadora, que também encaminhou para o Parlamento piauiense projeto para que seja criada uma Lei Estadual autorizando a diminuição do imposto somente para combustíveis.

De acordo com a entidade, ao tentar procrastinar a redução do imposto, Regina Sousa ganhará tempo para não cumprir o dispositivo Federal, sendo que pode levar anos para que, de fato, a Lei Estadual, caso seja aprovada, tenha efeito prático nas bombas.

Carlos Brandão, assim como a sua colega do Piauí, poderiam reduzir por completo o ICMS apenas editando decreto e adequando seus Estados ao que determina ao dispositivo federal.

No entanto, preferem utilizar de “migué” para não livrar as suas populações da alta carga tributária cobrada em ambos os Estados.

Leia também:

Brandão aplica “migué” ao anunciar PL para reduzir ICMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *