Capitão dos Portos emite documento liberando operação do ferry José Humberto

Reunião na sede da Capitania ocorreu no último dia 14.

O Capitão dos Portos do Maranhão, Alexandre Roberto Januário, emitiu documento, o qual o editor do blog teve acesso (veja Aqui), liberando o retorno das operações do ferry-boat José Humberto, trazido pelo Governo do Estado do Pará para fazer a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense – e vice-versa.

A embarcação, apresentada pelo governador Carlos Brandão como nova e de alto padrão, apesar de possuir mais de 35 anos e só ter navegado, até então, em rios, estava parada desde o último dia 07 após o Ministério Público Federal emitir recomendação afirmando que a mesma não possuía condições de navegar na Baía de São Marcos.

A recomendação do MPF, inclusive, foi referendada pela Justiça Federal, que não acatou ação interposta pela Procuradoria Geral do Estado solicitando o retorno do ferry.

De acordo com o documento, na última quinta-feira, dia 14, na sede da Capitania, na Praça do Pedro II, no Centro, ocorreu uma reunião na qual o assunto foi tratado, inclusive sobre as discrepâncias técnicas.

Ferry foi trazido do Pará onde só fez a travessia em rios.

No dia seguinte, sexta-feira, 15, ainda de acordo com a Capitão dos Portos, uma nova vistoria foi realizada, oportunidade na qual foi constatado que não mais subsistem pendências listadas no relatório de inspeção do navio Flag State Control, restando apenas a de número 02 – provisão de registro de propriedade marítima – que terá prazo de até 90 dias para ser sanada.

“Isto posto, este agente de autoridade marítima é de que entendimento de que a referida embarcação possui condições de tráfego, uma vez que atende às exigências contidas nas normas expedidas pela Autoridade Marítima, estando, todavia, passível de contínua fiscalização, quanto a manutenção das condições de segurança para transporte de carga e de passageiros”, assinalou o Capitão dos Portos.

1 pensou em “Capitão dos Portos emite documento liberando operação do ferry José Humberto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *