Lançamento do filme Mar de Lixo marca Semana do Meio Ambiente promovida pelo Instituto Ecobio e Katúfim

O lançamento do documentário “Mar de Lixo”, marcou a Semana do Meio Ambiente, promovida de 5 a 10 de Junho, pelo Instituto Ecobio e Katúfim, no São Luís Shopping.

O filme foi exibido pela primeira vez, em uma sessão especial para convidados que lotaram uma sala no cinema Cinépolis, no penúltimo dia de programação.

O filme retrata um tema que está na pauta da mídia e da ONU há mais de duas décadas, mas com pouquíssimas consequências positivas palpáveis para o planeta e o torna  em uma experiência angustiante, revoltante e preocupante.

Por meio de entrevistas com especialistas, ativistas e gestores de resíduos, o diretor ,Taciano Brito, buscou refletir sobre a relação do lixo com a sociedade e o meio em que vivemos, ressaltando a importância de preservarmos a água como elemento fundamental para vida.

Os próprios depoimentos conduzem a narrativa do documentário, que passa por temáticas como o descarte irregular, a poluição de rios, praias, mangues; as cooperativas de reciclagem, os pontos de apoio da capital Maranhense, a política nacional dos resíduos sólidos, a responsabilidade dos grandes geradores, e a importância da redução e conscientização do consumo.

O documentário tem o poder de transformar a percepção que temos sobre o lixo e nossa conduta para com ele, colocando a reciclagem e a logística reversa como algumas das principais soluções para acabar com o problema dos resíduos.

A produção tem caráter educacional, mas, acima de tudo, busca a conscientização. É tempo de repensar a produção do lixo e buscar soluções, começando dentro de nossas próprias casas.

O Filme faz parte do projeto “Mar de Lixo”, que envolve muitas ações de conscientização socioambiental e fará parte de grandes festivais pelo mundo, depois voltando para as salas de cinema de São Luís.

Portanto, o projeto visa mobilizar apoiadores e parceiros que possam investir nas boas práticas sugeridas e aliar suas marcas a um trabalho tão significativo e importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *