Capitania dos Portos atesta irregularidades em ferry trazido do Pará pelo Governo

A Capitania dos Portos do Maranhão, em nota encaminhada ao portal de notícias G1/Maranhão, confirmou que, em inspeção realizada no início deste mês, constatou irregularidades em desacordo com as Normas da Autoridade Marítima na embarcação José Humberto, contratada pelo governo Carlos Brandão (PSB) para fazer a travessia de passageiros e veículos entre São Luís e a Baixada Maranhense – e vice-versa.

A nota não especifica se as chamadas irregularidades são apenas documentais ou se também envolvem a infraestrutura do ferry-boat, vendido pelo Palácio dos Leões como novo e de alto padrão, apesar de possuir 35 anos de idade e sempre ter sido usado para navegar em rios.

Na semana passada, o editor do Blog publicou imagens que mostraram que o José Humberto, após a inspeção da Capitania, foi levado para Ilha do Medo, no noroeste da Ilha de São Luís, onde recebeu manutenção na sua infraestrutura.

Pertencente à empresa Rebelo Indústria, Comércio e Navegação Ltda. (REICON), a embarcação foi contratada como forma de melhorar o serviço aquaviário, que vem sendo alvo de duras críticas e protestos por parte dos usuários nos Terminais da Ponta da Madeira e Cujupe.

Atualmente, apenas a Internacional Marítima está fazendo o transporte de passageiros e veículos.

Três ferrys da Servi Porto, pioneira no serviço, estão parados devido as péssimas condições dos mesmos, situação gerada, de acordo por representantes da empresa, por três intervenções estatais patrocinadas pelas gestões de Flávio Dino (PSB) e do próprio Brandão.

Leia também: 

Senado pode criar Comissão para averiguar situação do serviço de ferry-boat no Maranhão

Em recente entrevista à imprensa, a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Litia Cavalcanti, informou que o José Humberto foi reprovado em inspeção realizada pela Marinha Brasileira.

O Governo, através da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, desmentiu a promotora afirmando que a embarcação possuía apenas pendências relacionadas à documentação e que aguarda a vistoria final para a sua liberação.

Um pedido de investigação contra o Governo, por conta da contratação da embarcação, já foi protocolado no Ministério Público Federal.

1 pensou em “Capitania dos Portos atesta irregularidades em ferry trazido do Pará pelo Governo

  1. Pingback: Durante inspeção, deputado diz que ferry José Humberto apresentou fissura no casco - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *