Braide lança “Prefeitura no Bairro” em comemoração aos 104 anos da Liberdade

“Eu estou tão feliz com todas as obras que o prefeito Eduardo Braide está trazendo para o nosso bairro hoje. A Liberdade nunca recebeu um presente como esse”. A felicidade de dona Conceição Pinto Silva, 89 anos, moradora da Liberdade há 60 anos, resume o sentimento da comunidade. Nesta quarta-feira (25), data em que o bairro comemora seus 104 anos de fundação, o prefeito Eduardo Braide fez o lançamento do programa Prefeitura no Bairro.

A partir de agora, diversos serviços de revitalização e reestruturação serão executados na Liberdade para garantir melhores condições para a população. A Prefeitura de São Luís está investindo R$ 1.628.000,00 para entregar um bairro completamente revitalizado, com mais mobilidade, infraestrutura, segurança e qualidade de vida para os moradores.

“Hoje a Liberdade comemora seus 104 anos de fundação. Uma parte significativa da história da nossa cidade foi construída neste bairro e pelas pessoas que aqui moram. Por isso, para marcar este dia histórico, estamos trazendo o maior conjunto de investimentos que o bairro já recebeu. Com o programa Prefeitura no Bairro vamos fazer a reforma do Mercado da Liberdade, do prédio onde funcionou a UEB Mário Andreazza para melhorar a educação no bairro. Também vamos fazer intervenções asfáltica e implantar nova sinalização de trânsito. Vamos garantir mais segurança com a nova iluminação de LED. O bairro vai ficar mais bonito e as novas praças e intervenções de arte urbana que serão executadas. E outra boa notícia é que a Liberdade passará a fazer parte do nosso roteiro turístico com a criação do roteiro Quilombo Cultural São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O lançamento do Programa Prefeitura no bairro contou com a presença da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; dos vereadores Raimundo Penha (PDT), líder do Governo Municipal na Câmara; e Concita Pinto (PCdoB).O ex-vereador e liderança do bairro Liberdade, César Bombeiro, também esteve presente.

As boas notícias em forma de presente de aniversário foram recebidas com alegria e aplausos por parte dos moradores que participaram do lançamento. “A gente estava precisando de um prefeito que olhasse para o nosso bairro e trouxesse as melhorias que a gente precisa. Agora a gente tem um prefeito assim. A Liberdade vai ficar muito melhor”, disse a dona de casa Conceição Pinto Silva, 89 anos.

Quem também não escondeu a felicidade foi a agente de portaria Maria José Machado, 59 anos. Ela que é “nascida e criada no bairro”, como fez questão de dizer, afirmou que as melhorias anunciadas nesta quarta-feira eram aguardadas há muito tempo. “A Liberdade, assim como diversos bairros de São Luís, precisam de muitos serviços para resolver os problemas que dificultam a vida da população. Não adianta vir, fazer uma coisa e ir embora. Tem que ser assim como será feito agora. Resolver várias coisas de uma vez”, comentou.

Por meio de uma ação conjunta de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de São Luís, a Liberdade receberá diversas intervenções nas próximas semanas. Uma destas intervenções será no prédio do antigo matadouro onde funcionou a Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Mário Andrezza. O prédio é um marco, pois foi a partir da sua construção que a comunidade começou a se formar.

No local serão feitos serviços de pintura interna e externa, revisão do telhado e do forro, correções nas redes elétricas e hidrossanitárias, substituição de pias e vasos sanitários, entre outras, para que o espaço volte a ter condições de receber as crianças do bairro em idade escolar, sendo mais uma unidade de ensino para a comunidade. Atualmente, a UEB Mário Andreazza funciona no antigo prédio do Centro de Ensino Estado do Pará, que estava desativado.

Também será feita a reforma do Mercado Municipal da Liberdade, que receberá pintura interna e externa, reforço na estrutura metálica de sustentação do mercado, reparos no telhado e calhas, demolição e construção de nova caixa d’água, nova sinalização e rampas de acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *