Prefeitura de São Luís inicia vacinação contra a Influenza

Começou, nesta segunda-feira (4), a Campanha de Vacinação contra a Influenza em São Luís. Nesta primeira etapa, podem se vacinar idosos com 80 anos ou mais e profissionais de saúde com idade a partir de 18 anos, em um dos 70 pontos de imunização disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com funcionamento de 8h às 17h.

“Todos os anos temos um período de surto de gripe, uma doença que pode ter complicações importantes, e a vacina é a forma mais segura e eficaz de reduzir os casos graves, as internações hospitalares, e até óbitos. Além disso, aumenta a proteção contra as síndromes respiratórias agudas. Por isso, a Prefeitura está oferecendo o imunizante em 70 pontos da nossa São Luís”, disse o secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes, destacando a importância de os convocados procurarem, o mais breve, um dos postos para se vacinarem.

A campanha seguirá até o dia 3 de junho e terá, ainda, uma segunda etapa, conforme determinação do Ministério da Saúde. Por isso, a convocação dos públicos elegíveis para a vacinação se dará de forma escalonada, considerando grupos prioritários, com o objetivo principal de evitar surtos de Influenza – doença que pode levar à morte e sobrecarregar os serviços de saúde.

Para se vacinar contra a Influenza nesta primeira etapa, que vai até o dia 2 de maio, idosos e trabalhadores da saúde convocados deverão se dirigir a um dos postos de saúde levando documento oficial com foto e cartão de vacinação. A vacina aplicada na campanha deste ano é a Influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Os idosos na faixa-etária dos 80 anos que estiverem acolhidos em instituições de longa permanência, não precisarão se deslocar até um dos postos de vacinação, isto porque a Semus encaminhará equipes para realizar a aplicação da vacina nos abrigos da capital, já mapeados pela pasta.

Na segunda etapa, que se iniciará no dia 3 de maio, o público-alvo serão crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *