Clayton Noleto participa do XV Congresso Nacional do PSB, em Brasília

Renovação e compromisso marcam o início do XV Congresso Constituinte da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro – PSB, em Brasília. A abertura do evento aconteceu na noite de quinta-feira (28), com um ato político-cultural em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Na ocasião, os participantes firmaram o compromisso em defender a renovação do sistema político a partir da mudança do próprio partido.

No segundo dia de evento, seis grupos temáticos trataram sobre o documento final da Autorreforma. Um deles foi dedicado à análise de conjuntura e os demais debateram os cinco eixos da Autorreforma: Reforma do Estado; Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde; Políticas Sociais e Cidades Criativas; Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos.

Durante o congresso, juntamente com ex-Secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto também estiveram representando o Maranhão o governador Carlos Brandão; o líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré; o ex-governador Flávio Dino, que é pré-candidato ao Senado; a Secretária Estadual de Inclusão do PSB, Isabelle Passinho; o ex-Secretário da Saúde, Carlos Lula; o Secretário da Comunicação, Ricardo Cappelli; o Deputado Estadual, Rafael; o Deputado Estadual, Duarte Jr e representando o Tocantins o pré-candidato ao Senado, Wanderley Luxemburgo.

Com entusiasmo Clayton Noleto comenta sua participação: “Estamos debatendo temas que são muito importantes para a construção de uma sociedade que seja mais inclusiva, que seja mais desenvolvida, em que ocorra um aprofundamento democrático.

Os debates estão sendo muito construtivos, temas aqui tratados por especialistas e por pessoas de todo o país, o que é muito importante, pois dá também a visão regional de todos os participantes constituindo um grande mosaico, debate importante para quem quer fazer a boa política com resultados, com efetividade. E eu estou muito contente em participar desse momento”, afirmou.

Também participaram da abertura do evento o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, os líderes do PT na Câmara e no Senado, Reginaldo Lopes e Paulo Rocha, respectivamente. Participaram também a ex-primeira dama de Pernambuco Renata Campos, os ex-governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin e Márcio França, além dos governadores socialistas, João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco) e Renato Casagrande (Espírito Santo).

Durante uma de suas falas no evento o presidente do partido, Siqueira ressaltou que o PSB quer dar não só a sua contribuição eleitoral em 2022, mas, sobretudo, programática. “Fizemos propostas muito completas, que serão levadas por escrito ao comitê do pré-candidato a presidente Lula. Queremos dar uma contribuição muito qualificada à política brasileira. Agradeço à militância, que acolheu de forma entusiasmada a ideia do novo programa”, afirmou

Neste sábado (30), O PSB encerra o 15° Congresso Nacional colocando em prática sua autorreforma a partir da aprovação de um programa atualizado com propostas para um projeto nacional de desenvolvimento. A autorreforma do PSB é resultado de mais de dois anos de debates, com ampla participação de militantes e da sociedade civil, para atualizar seu manifesto e programa, criado em 1947. Eles serão o guia dos socialistas nos próximos anos do século XXI. As discussões tiveram início no fim de 2019, com um congresso nacional, no Rio de Janeiro, e desde então, foi construído por milhares de mãos de pessoas do país inteiro.

Alinhado à esta reforma, o ex-Secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto lançará sua pré-candidatura à deputado federal pelo PSB em maio. O compromisso será oficializado no dia 5, às 19h em Imperatriz. O evento acontece no Vitória Eventos – Av. Liberdade, 476, Morada do Sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *