Thiago Diaz marca seu nome nas histórias da advocacia e política do Maranhão

Além valorizar a categoria e aproximar a entidade da sociedade, presidente da OAB derrotou, por três vezes consecutivas, grupo ligado ao Governo que tentou aparelhar politicamente a Ordem.

Diaz recebeu a Medalha Manuel Beckman, maior honraria da Assembleia Legislativa…

O advogado Thiago Roberto Morais Diaz já tem o seu nome cravado na história da advocacia maranhense e também no registro permanente da política de nosso Estado.

Aos 37 anos, o causídico, que presidiará a OAB do Maranhão até o dia 31 deste mês, recebeu, nesta manhã, a Medalha Manuel Beckman, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa.

A homenagem foi proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB) e aprovada unanimemente pelos demais parlamentares.

A entrega da Medalha tratou-se de um justo reconhecimento da Casa do Povo a um jovem que reformulou a dinâmica de funcionamento da Ordem, tornando-a mais próxima da sociedade e oferecendo aos associados melhores condições de trabalho, além do aprimoramento profissional através de diversas capacitações, por exemplo.

São conquistas de Diaz nos seus dois mandatos: extinção do sistema de pontuação que obrigava o jovem advogado (a) a cumprir exigências para obtenção de descontos; diminuição do valor da anuidade – é a terceira menor do Brasil; fortalecimento e valorização da advocacia, principalmente no interior do Estado por meio de ações das 17 Subseções; implementação de novas salas da advocacia; atuação destacada durante a pandemia com concessão de vários benefícios aos advogados e advogadas; dentre outras.

Mais a trajetória de Thiago Diaz não está escrita somente com base no seu trabalho como presidente da Ordem maranhense.

Mesmo que indiretamente, tem ligações com o campo político.

Diaz derrotou por três vezes consecutivas o grupo do ex-presidente Mário Macieira, que possui relações pessoal e profissional com políticos aliados do governador Flávio Dino (PSB).

Aliás, Macieira e Dino são amigos e também já foram sócios em um escritório.

…E foi prestigiado por colegas de profissão, políticos e representantes do Poder Judiciário.

Em 2015, Diaz venceu Valéria Launde. Já em 2018, reelegeu-se batendo Carlos Brissac.

A terceira derrota ocorreu recentemente quando o ainda presidente elegeu o seu sucessor, o advogado Kaio Saraiva.

Saraiva bateu a chapa de Diego Sá, que estava totalmente aparelhada por políticos governistas travestidos de advogados.

Thiago Diaz foi eleito para o cargo de conselheiro federal. E em Brasília, também deverá ter papel de destaque exercendo um cargo no primeiro escalão da OAB nacional.

Diaz, quando questionado, evitar tratar de um cenário no qual esteja inserido no campo da política partidária e que o leve a concorrer a um mandato eletivo.

No entanto, seu desempenho em seis anos de comando da OAB e as vitórias contra grupos que desejavam aparelhar politicamente a entidade o credenciam, e muito, para tal missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *