Presidente da AGEM fala sobre obras na região metropolitana de São Luís

O presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Corrêa, participou de uma entrevista no Programa Ponto Continuando, da Rádio Educadora. Na oportunidade, ele conversou com os apresentadores Clodoaldo Corrêa e Gláucio Ericeira sobre os mais recentes projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado em São Luís e nos demais 12 municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL).

O primeiro ponto destacado durante a entrevista foi o alargamento que está sendo realizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Dividida em quatro etapas, sendo que duas já foram entregues, a obra está concentrada agora na área compreendida entre o Condomínio Ipem-Angelim e o Supermercado Atacadão. “É importante destacar que ali está sendo realizado não apenas um trabalho de alargamento e criação de vias, mas de drenagem profunda”, explicou Lívio Corrêa.

Segundo o presidente da AGEM, após o encerramento da fase atual na Jerônimo, será iniciada a quarta etapa, que é a de retirada da rotatória da Cohab e adaptação das alças de retorno que existem nas proximidades. “Com essas ações, o trânsito fluirá melhor, com diminuição significativa dos congestionamentos”, garantiu.

Questionado por Gláucio Ericeira, Lívio Corrêa explicou a obra na Estrada da Vitória, esclarecendo tratar-se de outro trabalho importante para descongestionar o trânsito, dessa vez na área do bairro Alemanha e Avenida dos Africanos. “Lá estamos com os serviços avançados na construção de muros de arrimo e aplicação de asfalto na área próxima à Avenida dos Franceses”, ressaltou.

Clodoaldo Corrêa destacou a obra realizada no entorno da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), já entregue pelo vice-governador Carlos Brandão. “Ali foram realizados serviços importantes, embora de pequeno porte, pois contribuem para evitar alagamentos que sempre ocorriam na região, devido ao esgoto recebido dos bairros próximos e por conta do volume de água em épocas de chuvas”, disse Lívio Corrêa.

Pavimentação e mobilidade – Outro ponto destacado foram os serviços de asfaltamento em São Luís, como as avenidas dos Portugueses, Sampaio Corrêa, essas duas já entregues, a Estrada do Vinhais Velho e a obra no Ivar Saldanha (em execução). “São serviços importantes, que descongestionam vias e trazem mais conforto e segurança a motoristas e pedestres”, lembrou Lívio. Ele ressaltou, ainda, da obra em Tauá-Mirim, cuja estrada é a primeira recebida pelas cinco comunidades que compõem a Ilha. “Além da Estrada principal, teremos outras três, de forma que estamos gerando acesso a todos os povoados”, garantiu.

Novas obras – A entrevista também abordou o Terminal de integração no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, que, de acordo com o presidente da AGEM, trata-se de uma demanda do Orçamento Participativo. Lívio Corrêa conta que o projeto está sendo finalizado, após a escolha do local e o estudo de viabilidade de trânsito. “Vai atender diretamente não somente Paço do Lumiar, mas São José de Ribamar e Raposa”, afirmou.

Também foram lembradas as obras já entregues em Paço do Lumiar, como a Praça São João Batista e Quadra José de Ribamar Tirí, em Mocajituba, e a Ponte Boca Rica, no Iguaíba. “Teremos, ainda este mês, a entrega de uma praça no Lima Verde, fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Pedro Lucas Fernandes”, acrescentou o presidente da AGEM.

Em andamento – As obras na Capela de São Pedro e da Praça da Praia Grande também foram abordadas na entrevista. “A Capela será entregue em novembro, por conta da lona da cobertura, que está sendo confeccionada em São Paulo. Já a Praça – localizada próxima ao Terminal Integração – terá área recuperada com estacamento profundo, por se tratar de área de maré”.

Sobre o Entreposto Pesqueiro, Lívio Corrêa revelou que a Ordem de Serviço será dada no próximo dia 21, pelo Governo do Estado. “Será uma obra impactante, pois o Entreposto abastece quase toda a Região Metropolitana e, atualmente, as condições de higiene e de infraestrutura são inadequadas. A obra vai modificar totalmente essa realidade”.

Para finalizar, Lívio Corrêa destacou o projeto de destinação final de resíduos sólidos, afirmando que, hoje, 11 municípios dispõem desse serviço, cuja despesa é paga pelo Governo do Estado. “Somente São Luís, que possui um contrato específico, e Alcântara, devido estar localizada do outro lado da Baía de São Marcos, não fazem uso desse benefício. Mas para resolver a questão de Alcântara estamos construindo um aterro sanitário de pequeno porte na cidade”, encerrou.

Imprensa 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *