Autoridades dizem que são baixas chances de São Luís ser atingida por tsunami ocasionado por erupção de vulcão nas Ilhas Canárias

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros do Maranhão emitiram comunicado, neste último fim de semana, tranquilizando a população de São Luís acerca da possibilidade da capital ser atingida por um tsunami ocasionado pela erupção do vulcão do Parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, na Espanha.

O vulcão entrou em erupção ontem forçando as autoridades a retirarem cerca de cinco mil pessoas da região.

“As possibilidades de um desastre do tipo na costa maranhense são muito baixas. Especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR) apontam que as chances disso [tsunami] acontecer são muito baixas. De acordo com o órgão, somente uma atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o Brasil”, diz o comunicado.

“O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) também se manifestou sobre o assunto informando que a atividade vulcânica na região das Canárias é comum e monitorada, sendo pequena a possibilidade de uma eventual erupção do vulcão La Cumbre provocar um tsunami que afete o litoral brasileiro”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *