Saraiva propõe eleições online para o comando da OAB do Maranhão

O atual diretor tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva, e pré-candidato à presidência da Ordem, ingressou com requerimento junto ao Conselho Estadual da Seccional Maranhense para realização de eleições por meio do voto online.

O objetivo é democratizar o processo, garantindo o acesso e a maior participação dos advogados e advogadas do estado.

As eleições do sistema OAB acontecem em novembro deste ano.

Os profissionais atuantes no interior do Estado não vão precisar se deslocar para outros municípios para votarem. A facilidade do voto online reduz o número de abstenção e aproxima ainda mais a Ordem de seus advogados e advogadas por todo o Maranhão.

De acordo com Kaio Saraiva, o sistema é confiável; o profissional terá garantia de sigilo de voto, o uso de tecnologia segura e auditável e a opção de justificar a ausência segundo critérios estabelecidos pela comissão eleitoral.

Dos mais de 19 mil advogados ativos, mais de 12 mil são cadastrados na Seccional em São Luís, mas vários desses profissionais atuam no interior. O voto on-line não é obrigatório para as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, mas aquelas que adotarem, como a Maranhense, servirá de piloto para implantação futura em todo o sistema OAB.

Aprovada por unanimidade pelo Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Proposição nº. 49.0000.2020.004118-5, que versa sobre proposta de alteração do Provimento nº. 146/2011-CFOAB para a realização de eleições via internet pelo Sistema OAB. A Seccional maranhense se junta às do Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, na realização da votação pela internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *