Lula dá demonstrações claras de preferência por Weverton

Em seu discurso, ontem, ex-presidente citou, pelo menos três vezes, o nome do senador e disse que ele poderá governar o Maranhão.

A visita do ex-presidente Lula ao Maranhão, como era esperado, movimentou, sobremaneira, os bastidores da política, em especial no que se refere à sucessão do governador Flávio Dino (PSB).

O petista chegou na capital São Luís no fim da tarde de ontem e, já por volta das 20h, adentrou o Palácio dos Leões para participar de um jantar promovido por Dino e com a presença maciça da classe política.

No cardápio, claro, conversas sobre a eleição presidencial, na qual o petista aparece liderando, com folga, toda as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento, e o pleito majoritário que definirá o comando do Palácio dos Leões, a partir de 2023.

Pré-candidatos ao Governo maranhense, o senador Weverton Rocha (PDT), o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo (SDD), estiveram no evento. O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), também pré-candidato, não compareceu, sendo que a sua esposa, a deputada estadual Detinha (PL), se fez presente, assim como praticamente todos os demais deputados estaduais.

Liderando todas as pesquisas para os Leões e possuindo grupo político robusto, Weverton se mostrou bem à vontade ao lado de Lula.

Weverton acompanhou Lula na sua agenda desta quinta-feira.

Mais do que isso: o petista emitiu gestos claros de predileção pelo pedetista, o cumprimentando pelo menos três vezes em seu discurso e, inclusive, sugerindo que, no ano que vem, ele pode ser o governador do Maranhão.

Para os presentes, foi unânime o entendimento de que a aliança entre PT e PDT em solo maranhense está selada.

Weverton também manteve conversas reservadas com a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Deslocado – Em outra ponta, Carlos Brandão forçou tudo que pode para, pelo menos, passar uma boa impressão junto ao ex-presidente.

Mas era visível que o tucano, que em um passado recente criticava Lula e a ex-presidente Dilma, estava deslocado e sem clima.

Brandão forçou, mas ficou claro que ele estava totalmente deslocado no jantar com Lula.

A situação piorou mais ainda quando Lula começou a tratar da perseguição política que resultou na sua prisão por cerca de dois anos.

Brandão, como se diz no popular, “não sabia aonde enfiar a cara”.

Dino – Lula também teceu elogios à Flávio Dino. O tratou como amigo, reconheceu o seu trabalho enquanto gestor e disse ser consciente do valor que o ex-comunista possui.

Agenda – Na manhã desta quinta-feira (19), Lula, acompanhado por Dino, Weverton, Brandão e outros políticos, visitou a obra de construção, por parte do Governo do Estado, do Hospital da Ilha, no bairro do Turu.

Também acompanhou uma atividade indígena e ambiental no Parque do Itapiracó.

Às 15h, o ex-presidente visitará o IEMA do Tamancão. À noite, o petista deverá reunir-se com a ex-governadora Roseana Sarney e com o ex-senador José Sarney, ambos do MBD.

Amanhã, no Blue Tree Hotel, Lula participa, durante toda a manhã, de mesas redondas com lideranças locais do PT, universitários e representantes de movimentos sociais.

Antes de deixar a capital, almoçará com Weverton e aliados.

Leia também: 

Weverton recebe apoio público de presidente do PT de São Luís

Em visita ao Maranhão, Zé Dirceu defendeu tese de aliança entre PDT e PT

Líderes petistas destacam encontro entre Weverton e Lula e apontam resistência em apoiar PSDB no Maranhão

“Tratamos de política e sobre a construção de um projeto majoritário”, afirma Weverton sobre encontro com Lula

1 pensou em “Lula dá demonstrações claras de preferência por Weverton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *