Em visita ao Maranhão, Zé Dirceu defendeu tese de aliança entre PDT e PT

Considerado um dos petistas mais influentes do Brasil, o ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, defendeu durante a sua estadia no Maranhão, no mês passado, uma aliança entre PT e PDT na disputa pelo comando do Palácio dos Leões.

Antes de desembarcar na capital São Luís, Zé Dirceu esteve em Barreirinhas, onde hospedou-se com a família na casa do senador Weverton Rocha, pré-candidato pedetista e que aparece, como integrante do grupo do governador Flávio Dino (PSB), liderando todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento.

Dirceu, Weverton e Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, conversaram sobre a construção da aliança, de acordo com informações obtidas pelo editor do Blog.

Já em São Luís, o ex-ministro reuniu-se reservadamente com Dino e com a ex-governadora Roseana Sarney, presidente estadual do MDB e pré-candidata a deputada federal.

Também manteve encontros reservados com representantes de várias correntes do PT no Maranhão.

Zé Dirceu, ainda de acordo com o que foi apurado, mostrou-se resistente e cético em relação a um acordo entre o petismo e o PSDB, representado pelo vice-governador Carlos Brandão, também pré-candidato a sucessão de Dino.

Vales destacar que, até o momento, entre os petistas maranhenses, apenas Augusto Lobato, que presidiará o partido até março, se manifestou publicamente em favor de Brandão.

Para o ex-ministro, o ex-presidente Lula pode derrotar Jair Bolsonaro (sem partido) ainda no primeiro turno.

Para isso, seria imprescindível que o PDT abdicasse do projeto Ciro Gomes e declarasse apoio a Lula.

E uma das condições para que este cenário se concretize seria abrir palanques nos Estados. Prova disso é que a executiva nacional da sigla já aprovou uma resolução tornando como prioridade a centralidade da eleição de Lula.

Ou seja, nos Estados o PT estará nos palanques daqueles que melhor possam contribuir com o projeto nacional, além de possuir laços históricos com a legenda.

No Maranhão, na avaliação de Zé Dirceu, o PDT possui reais chances de vencer a eleição para o Governo.

Leia também:

No Maranhão, Zé Dirceu articula sobre as eleições 2022

“Tratamos de política e sobre a construção de um projeto majoritário”, afirma Weverton sobre encontro com Lula

Líderes petistas destacam encontro entre Weverton e Lula e apontam resistência em apoiar PSDB no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *