Weverton é o pré-candidato governista que lidera disputa pelo Palácio dos Leões, atestam pesquisas

Weverton, Dino e Carlos Brandão reuniram-se nesta manhã.

O senador Weverton Rocha (PDT) é o pré-candidato do grupo do governador Flávio Dino (PSB) que lidera a disputa pelo Palácio dos Leões.

Foi o que atestou, mais uma vez, pesquisas de intenção de voto realizadas pelos Institutos Exata e Escutec, cujos números foram divulgados, respectivamente, no programa Ponto e Vírgula, da Rádio 92,3 FM, na noite de ontem, e no Jornal O Estado do Maranhão, na edição deste sábado.

Os levantamentos também ratificaram a liderança da pré-candidatura de Flávio Dino para o Senado e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Palácio do Planalto.

Weverton, Dino e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) reuniram-se, nesta manhã, no Palácio dos Leões, oportunidade na qual trataram da sucessão de 2022.

Na segunda-feira (05), o governador manterá encontro com presidentes dos 15 partidos que lhe prestam apoio

Números – A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) aparece liderando a sucessão de Dino nas duas pesquisas.

Ocorre que a emedebista concorrerá ao cargo de deputada federal ano que vem.

De acordo com a Exata, em um primeiro cenário estimulado, Roseana possui 29% das intenções de voto; seguida por Weverton, com 19%. Em outro pelotão aparecem Roberto Rocha (10%), Edivaldo Holanda Júnior (8%), Carlos Brandão (6%), Josimar de Maranhãozinho (5%), Lahesio Bonfim (4%) e Simplício Araújo (2%). Nenhum, branco ou nulo 7% e 10% não souberam ou não responderam.

Em um segundo cenário, no qual o nome de Roseana é retirado, Weverton aparece liderando com 31%, seguido por Edivaldo Holanda Júnior (15%); Josimar de Maranhãozinho (12%); Carlos Brandão (10%). 14% branco ou nulo e 18% não souberam ou não responderam.

Em um cenário no qual foram apresentados apenas três nomes, o resultado foi o seguinte: Roseana (32%), Weverton (31%), Brandão (12%). Branco ou nulo 12% e 13% não souberam ou não responderam.

No cenário no qual estão na disputa apenas Weverton e Carlos Brandão, o senador obteve 43% da preferência do eleitorado e o vice-governador 19%. 18% brancos ou nulos e 20% não souberam ou não responderam.

Roseana, segundo a Exata, é a mais rejeitada com 40% dos entrevistados afirmando que não votariam nela de maneira alguma.

Para o Senado, Flávio Dino aparece liderando com folga com 41%, seguido por Roseana (23%); Roberto Rocha (12%); Edivaldo Holanda Júnior (5%); Josimar de Maranhãozinho (4%); e Othelino Neto (4%). 5% brancos ou nulos e 6% não souberam ou não responderam.

Para presidente da República, Lula cravou 59% das intenções de voto. Ele é seguido por Jair Bolsonaro (21%); Ciro Gomes (6%); Sergio Moro (4%); João Dória (2%). 4% brancos ou nulos e 4% não souberam ou não responderam.

Escutec – No levantamento feito pela Escutec, Weverton Rocha também aparece na frente dentre os pré-candidatos governistas, ficando sem segundo lugar somente quando o nome da ex-governadora é inserido.

Em um cenário no qual disputa com Edivaldo Holanda Júnior, Carlos Brandão e Simplício Araújo, por exemplo, o pedetista possui 22% das intenções de voto.

Edivaldo marcou 18%, seguido por Brandão (14%) e Simplício (7%). Nenhum deles 23% e 16% não souberam ou não responderam.

Dino também lidera a eleição para Câmara Alta com 50%, sendo que Lula obteve 57% da preferência do eleitorado maranhense para presidente.

A pesquisa Exata foi realizada no período compreendido entre os dias 23 a 28 de junho. Entrevistou 1.418 pessoas em várias regiões do Estado. Possui margem de erro de 3,2%, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Já a Escutec ouviu 2,4 mil eleitores, entre os dias 24 de junho à 01 de julho, em todas as regiões do Maranhão. Tem margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *