Em entrevista ao Ponto Continuando, Júlio Mendonça confirma pré-candidatura a deputado estadual

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio Mendonça, foi o entrevistado, na noite desta última quarta-feira (28), do programa Ponto Continuando, da Rádio Educadora AM 560, apresentado pelos jornalistas Clodoaldo Corrêa e Glaucio Ericeira.

Na oportunidade, além de fazer um balanço positivo do trabalho que promoveu desenvolvimento no sistema estadual da agricultura familiar nos últimos sete anos, Mendonça confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual.

Filiado ao PC do B, ex-partido do governador Flávio Dino (PSB), Júlio Mendonça, apesar de confirmar o projeto político, afirmou que, neste momento, está com as atenções voltadas exclusivamente para o trabalho executado na Agerp e, desta forma, continuar contribuindo para que o setor agrícola continue crescendo; gerando emprego e renda, principalmente para as famílias que mais precisam.

Questionado sobre a possibilidade de extinção do PC do B, que não atingiu a cláusula de barreiras, ele explicou que aguardará a definição acerca das regras eleitorais para decidir se troca, ou não, de endereço partidário.

“O governador Flávio Dino é o líder do nosso grupo político e, claro, sempre irei ouvi-lo. Sou um homem do campo da esquerda e, há mais de 30 anos, milito no setor da agricultura. Minha defesa é e sempre será em favor dos menos favorecidos; do fortalecimento do setor da agricultura familiar; da geração de mais emprego e renda”, afirmou.

Esta é a segunda vez que Júlio Mendonça comanda a Agência na gestão de Dino. Ele também já exerceu o cargo de secretário de Estado da Agricultura Familiar e ajudou o governador a estruturar a pasta; organizar o sistema da agricultura familiar no Maranhão; e executar programas e projetos que fizeram com que este sistema se consolidasse.

Mendonça destacou programas que estão dando certo – como o Maranhão Verde – Eixo Indígena – e também citou outras ações importantes desenvolvidas pela Agência, como oferecimento de assistência técnica para agricultores; emissão da Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar; intermediação para obtenção do crédito rural; atuação direta junto ao Plano Mais IDH; promoção de pesquisas para melhoramento do trabalho no campo; dentre outros.

O presidente da Agerp criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que, segundo ele, acabou com as políticas públicas direcionadas aos setores da agricultura familiar e segurança alimentar.

Mendonça também destacou as parcerias proveitosas que a Agência vem conseguindo firmar com as Prefeituras e que estão contribuindo para fortalecer o sistema em todo o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *