SES diz que indianos estão hospitalizados em São Luís e tripulação de navio já foi testada para detectar Covid

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu nota, na noite de ontem, confirmando que uma equipe técnica do órgão inspecionou o navio MV SHANDONG DA ZHI”, que está ancorado na costa maranhense, com o objetivo de avaliar clinicamente os tripulantes, coletar amostras para diagnóstico da Covid-19 e proceder investigação epidemiológica dos casos suspeitos.

Pelo menos três indianos que fazem parte da tripulação testaram positivo para doença e já estão internados no Hospital UDI, em São Luís.

A preocupação é de que os pacientes possam ter contraído uma variante mais potente do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria, durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico.

“Sobre os dois tripulantes sintomáticos, o comandante da embarcação foi orientado a proceder com a transferência destes para unidade de saúde para acompanhamento médico, de acordo com os protocolos de emergência em saúde pública. O primeiro tripulante a testar positivo para Covid-19 segue internado em hospital da rede privada. Segundo levantamento, os 24 tripulantes embarcaram no navio “MV SHANDONG DA ZHI” na África do Sul, na Cidade do Cabo. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal”, finalizou a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *