Delegado da PF confirma que Lula Fylho é investigado na Operação Tempo Real

O ex-secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, é um dos investigados no bojo da Operação Tempo Real, da Polícia Federal, deflagrada nesta manhã com o objetivo de desarticular associação criminosa formada por ex-servidores públicos e representantes de empresa investigados por fraude e superfaturamento na aquisição de equipamentos destinados ao combate da pandemia da Covid-19 na capital maranhense.

“Ele é um dos investigados”, confirmou o delegado regional de investigação e combate ao crime organizado da PF, Leandro Ribeiro que, em entrevista coletiva concedida agora a pouco, afirmou que a Operação poderá ter novos desdobramentos.

A investigação tem por objeto processo de licitação celebrado no mês de abril de 2020 pela SEMUS, destinado à aquisição de 20.000 máscaras FPP2, no valor total de R$ 718 mil (saiba mais).

Destaque-se que os fatos investigados não dizem respeito à atual gestão da Secretaria.

Os elementos colhidos durante a investigação revelaram que funcionários da antiga gestão da Secretaria de Saúde, em conluio com empresários, fraudaram o contrato, montando o processo de contratação e elevando arbitrariamente os preços.

A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de constrição patrimonial. Além disso, os investigados também foram alvos de Medidas Cautelares Diversas da Prisão consistentes na proibição de contratação com o Poder Público, proibição de acesso à Secretaria Municipal de Saúde e proibição de manter contato uns com os outros.

A operação foi denominada “Tempo Real”, em referência à expressão utilizada por um dos investigados em depoimento, ocasião em que afirmou que o líder da organização criminosa tinha informação em TEMPO REAL de todas as aquisições fraudadas pela antiga gestão da Secretaria Municipal de Saúde e pelos fornecedores.

Lula Fylho ainda não se pronunciou sobre o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *