Prefeitura intensifica fiscalização das medidas restritivas em São Luís

A Prefeitura de São Luís continua executando uma série de ações para reduzir a curva de contágio do novo coronavírus na capital maranhense. Em uma das “frentes” de atuação, além da campanha de vacinação, estão sendo realizadas fiscalizações nos bairros da cidade, e neste fim de semana, as ações foram intensificadas em atenção ao cumprimento dos decretos municipal e estadual, que preveem o funcionamento, apenas, de setores essenciais.

Os trabalhos estão sendo feitos em conjunto pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal de São Luís e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

Desde a última sexta-feira (26), quando começou o reforço das fiscalizações, as percorreram várias regiões, com o intuito de averiguar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Os guardas municipais e fiscais da Vigilância já percorrem a Cidade Operária, onde foram encontradas cerca de cinco lojas que não estão autorizadas a funcionar abertas. Os proprietários foram imediatamente advertidos pelos profissionais acerca das medidas restritivas de combate à Covid-19. Após os diálogos, os donos fecharam as portas. As autuações ocorreram, em sua maioria, na Avenida Lourenço Vieira da Silva, que é a rua de maior movimentação do comércio naquela região.

Em continuidade, eles percorreram todos os bairros adjacentes, levando orientações sobre os protocolos e cuidados sanitários. Pedestres que estavam sem máscaras de proteção foram abordados para que não saíssem de casa sem o equipamento.

Já à noite, por volta das 21h, os dois órgãos fizeram incursões no Centro Histórico, Madre Deus e Anel Viário. Já neste sábado (27), as diligências foram realizadas, no fim da manhã e início da tarde, na região do Turu, Olho d’Água, Divineia e Sol e Mar.

O diretor de Fiscalização da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Alysson fez um balanço das atividades, destacando a função educativa da operação que começou desde o primeiro decreto referente às medidas restritivas, no último dia 5 de março, quando houve a inspeção do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. “Nosso trabalho tem como intuito, também, orientar comerciantes e cidadãos sobre a necessidade do cumprimento das medidas sanitárias neste momento em que temos visto um aumento na curva de contágio do novo coronavírus. Neste final de semana, estamos vendo a questão dos estabelecimentos considerados essenciais que podem abrir, como hospitais, clínicas, serviços que vendem alimentos, como supermercados, e postos de combustíveis, por exemplo, e aqueles que não podem funcionar”, explicou ele.

Ele alertou que quando ocorre um flagrante de algum local que, as equipes pedem para que os proprietários fechem os comércios. “Dependendo do estabelecimento e da situação, nós fazemos esse tipo de solicitação, para que os decretos sejam obedecidos, o que se torna uma forma de combater a pandemia”, disse.

Para o secretário da Semusc, Marcos Affonso, a participação da Guarda Municipal de São Luís em ações desta natureza garante a segurança de toda a equipe, além de reforçar a conscientização da população no enfrentamento à pandemia. “É importante dizer que, desde o primeiro dia das inspeções, nós estamos em campo dia e noite, deslocando guarnições de vários grupamentos, como o de Apoio ao Turismo (GAT), de Proteção Ambiental (GPA) e de Patrimônio e Operações (GPO). Estamos cumprindo as ações com êxito, assim como estamos fazendo com relação à escolta das vacinas”, enfatizou.

A operação de fiscalização terá continuidade até a vigência dos decretos estadual e municipal. Neste domingo (28), eles estarão nas ruas durante todo o dia. Em caso de resistência do proprietário do estabelecimento, ele pode ser autuado, e fica sujeito a responder a processo administrativo sanitário, que resulta em multa de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, passível de interdição do estabelecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *