Pesquisa Escutec também aponta liderança de Weverton e Roseana para o Governo do MA

Senador do PDT é o melhor colocado dentro do campo governista. Ex-governadora já anunciou que pretende concorrer ao cargo de deputada.

Pesquisa Escutec divulgada neste sábado no Jornal O Estado do Maranhão confirmou a liderança da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e do senador Weverton Rocha (PDT) na disputa pelo Governo do Estado, em 2022.

Os números, que confirmam levantamento recente divulgado pelo Instituto Exata, colocam o pedetista em situação de destaque dentro do grupo governista, uma vez que Roseana já deixou claro que pretende concorrer a um cargo proporcional.

Três cenário estimulados foram apresentados. No primeiro, envolvendo doze nomes, a ex-governadora pontuou com 23% das intenções de voto. Ela é seguida por Weverton (14%); o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (13%); o vice-governador Carlos Brandão (9%); e o senador Roberto Rocha (8%).

No segundo pelotão aparecem a senadora Eliziane Gama (3%); o deputado estadual Wellington do Curso (3%) e o secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo (2%). Os demais nomes apresentados – deputado federal licenciado Márcio Jerry; o prefeito Lahesio Bonfim (São Pedro dos Crentes); o deputado federal Josimar de Maranhãozinho e o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão – pontuaram com 1%, cada.

Nenhum dos candidatos 8% e 13% não souberam ou não responderam.

No segundo cenário, no qual são apresentados ao eleitor somente os nomes de Roseana, Weverton, Carlos Brandão e Roberto Rocha, o resultado foi o seguinte: a ex-governadora com 29% e o senador pedetista com 20%. Eles são seguidos por Brandão (12%) e Rocha (11%). Nenhum deles 18% e 10% não souberam ou não responderam.

No terceiro cenário, no qual são citados apenas os nomes de Weverton, Brandão e RR, o pedetista lidera com 25%, seguido pelo vice-governador (15%) e pelo ex-tucano (13%). 30% nenhum deles e 17% não souberam ou não responderam.

Senado – O levantamento também mensurou a preferência do eleitorado em relação a única vaga para o Senado que estará em disputa.

O governador Flávio Dino (PC do B) lidera com 51% das intenções de voto. Roberto Rocha marcou 21% e Josimar de Maranhãozinho 8%. Nenhum deles 15%.

Presidente – Para a Presidência da República, o petista Luiz Inácio Lula da Silva obteve 54% da preferência dos maranhenses.

O atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), foi citado por 20% dos entrevistados.

Ele é seguido por Ciro Gomes (7%); Sérgio Moro (3%); João Dória (2%); Luciano Huck (2%); João Amoedo (2%); Eduardo Leite (1%). 5% disse que não votar em nenhum deles.

A pesquisa Escutec foi realizado no período compreendido entre os dias 20 a 25 deste mês. Foram ouvidos 1.400 eleitores. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos, e possui nível de confiabilidade de 90%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *