Fiocruz recomenda lockdown no Maranhão e em outros 23 Estados

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou recomendação, contida em boletim extraordinário do observatório Covid-19, sugerindo que o Maranhão e outros 23 Estados, além do Distrito Federal, decretem imediatamente lockdown (fechamento total das atividades não essenciais) por um período de 14 dias.

A medida visa evitar o colapso total do sistema de saúde [público e privado] devido a superlotação de leitos de UTI destinados para tratamento do novo coronavírus.

Com exceção do Amazonas e Roraima, todos os demais Estados e o Distrito Federal apresentam quadro crítico no que se refere à ocupação de leitos.

“Na região Norte, a saída do Amazonas da zona crítica para a de alerta intermediário, agora com uma taxa de 79%. Em contraponto, alerta para a piora do quadro na região Sudeste: na última semana, em Minas Gerais, a taxa cresceu de 85% para 93%; no Espírito Santo, de 89% para 94%; no Rio de Janeiro, de 79% para 85%; e em São Paulo, de 89% para 92%. A região Sul e a Centro-Oeste mantiveram taxas superiores a 96%. Piauí (96%), Ceará (97%), Rio Grande do Norte (96%) e Pernambuco (97%) destacaram-se com as piores taxas na região Nordeste”, afirmou a Fiocruz em seu boletim.

Boletim epidemiológico atualizado divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde apontou que, na Grande Ilha de São Luís, a taxa de ocupação de leitos públicos de UTI para tratamento da doença é de 96,0 2% – dos 251 leitos existentes, apenas 10 estão disponíveis no momento.

Na cidade de Imperatriz, dos 72 leitos, apenas dois estão livres, o que representa uma taxa de ocupação de 97,22%.

Nas demais regiões do Estado, a taxa é de 82,41% – dos 216 leitos existentes, 38 estão disponíveis.

Ainda de acordo com o boletim da SES, 235.646 maranhenses testaram positivo para infecção.

13.963 estão ativos e 215.924 conseguiram se recuperar.

5.769 pessoas faleceram devido a doença.

1.011 novos casos da Covid foram computados no Maranhão nas últimas 24 horas.

Leia também: 

Flávio Dino decreta lockdown de três dias no Maranhão

Com informações do G1

1 pensou em “Fiocruz recomenda lockdown no Maranhão e em outros 23 Estados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *