Pacientes oncológicos começam a ser vacinados contra Covid-19 em São Luís

Pacientes oncológicos começaram a ser vacinados contra a Covid-19, neste sábado (6), em São Luís, iniciando mais uma etapa do Plano Municipal de Imunização. A vacinação está ocorrendo nas próprias unidades onde os pacientes fazem seus tratamentos. Já estão sendo atendidos os pacientes do Hospital do Câncer Aldenora Bello e do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, totalizando 200 pacientes deste grupo.

“Ampliamos o grupo de pessoas imunizadas, começando hoje a vacinação dos pacientes oncológicos. Atendemos, neste sábado, 100 pacientes do Hospital do Câncer Aldenora Bello pela manhã, e à tarde, mais 100 pacientes do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, que é da rede estadual. Ao lado disso, iniciamos na sexta-feira a vacinação dos pacientes acamados acima de 100 anos. Estamos aguardando a chegada de novas doses de vacina para que a gente possa avançar na vacinação em São Luís, a partir da próxima segunda-feira”, informou o prefeito Eduardo Braide, que acompanhou a aplicação das doses.

Com o início da vacinação, Rosimar Torres de Oliveira teve um dia muito especial. É que ela fez 57 anos neste sábado (6) e um dos presentes foi a primeira dose da vacina. “Eu estou muito feliz e esperançosa agora com essa vacina. É uma segurança a mais para a gente que já está doente e fazendo um tratamento tão difícil. Mas tenho fé em Deus que com essa vacina vamos vencer essa pandemia e eu vou vencer a doença”, comemorou.

À tarde, é a vez dos pacientes oncológicos que fazem tratamento no Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho receberem a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca. Nas demais unidades de saúde da capital onde pacientes oncológicos fazem tratamento, a vacinação começará à medida que novas doses de vacina sejam disponibilizadas.

Um novo lote de 72 mil doses de vacina foi enviado pelo Governo Federal ao Governo do Estado, que fará a distribuição entre os municípios, incluindo São Luís. Enquanto não recebe as novas doses, a Prefeitura já conta com logística para que a aplicação ocorra de forma rápida e segura aos públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, conforme o Plano Nacional de Imunização.

O atendimento na capital maranhense está ocorrendo de forma descentralizada para evitar aglomerações. Foi montado o Centro Municipal de Vacinação no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma; e, além disso, foi disponibilizado o sistema drive-thru montado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os idosos acamados estão sendo vacinados em casa pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *