As opções de Roberto Rocha para 2022

Considerado como um dos políticos do Maranhão com maior proximidade junto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o senador Roberto Rocha (PSDB) trabalha com algumas opções que serão descritas neste texto no que se refere a eleição de 2022.

Rocha já externou o seu desejo de concorrer a reeleição para Câmara Alta.

Porém, em um cenário mais do que provável no qual o governador Flávio Dino (PC do B) esteja disputando a única vaga que será aberta, o tucano não ousará correr o risco iminente da derrota, mesmo recebendo o apoio, por exemplo, do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que ensaia um rompimento com o Palácio dos Leões objetivando disputar o Governo ano que vem.

Roberto Rocha, vale relembrar, foi eleito senador em 2014 na chapa do próprio Dino. À época, todas as pesquisas de intenção de voto o colocavam atrás do então candidato Gastão Vieira, que estava filiado ao MDB e representava o grupo Sarney.

Com a eleição já sacramentada no primeiro turno, Dino se deu ao luxo de reduzir o ritmo da sua campanha para entrar de cabeça na de Roberto.

O resultado foi que o tucano conseguiu bater o candidato sarneysista, que hoje faz parte do grupo de FD.

Pouco mais de um ano depois, RR rompeu com Flávio Dino, situação que permanece até hoje.

Trabalhando uma outra opção, o caminho mais viável para RR seria disputar uma das 18 vagas para deputado federal. Trata-se de um cenário cristalino, indicativo de vitória e de manutenção do mandato eletivo.

No entanto, caso o parlamentar permaneça no PSDB, partido que ele preside regionalmente, pode optar em lançar-se candidato a governador, assim como fez em 2018, quando obteve apenas 2,05% dos votos válidos, ficando na quarta colocação.

Neste cenário, Roberto fortaleceria sua legenda e grupo político e poderia lançar o filho, o ex-vereador Roberto Rocha Júnior, como candidato à Câmara Federal.

Seria uma manobra com excelentes chances de êxito, principalmente levando em consideração um outro cenário paralelo no qual Bolsonaro consiga se reeleger.

Nesta situação, além de eleger o filho, RR trabalharia para obter, quem sabe, uma posição de destaque no segundo governo do capitão reformado do Exército.

Estas, portanto, são as opções de Roberto Rocha para o pleito do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *