Sob a liderança de Erlanio, Famem alcança maior número de filiados em toda sua história

A Famem tem atualmente quase todos os 217 municípios maranhenses filiados. São 214 filiados à entidade municipalista e quase todos em situação de adimplência. Essa é uma das conquistas da gestão do prefeito Erlanio Xavier que assumiu a presidência da instituição com elevada taxa de inadimplência e deserção de prefeitos. A filiação com a federação é decisão dos prefeitos, mas se constitui ação do município.

Durante a gestão de Erlanio os prefeitos encontraram na Famem a assistência demandada para diversas áreas técnicas e o apoio político a partir do diálogo permanente com a bancada maranhense. A instalação da Casa Famem em Brasília, equipamento disponível para os prefeitos de acordo com agendamento, permitiu que os prefeitos e equipe técnica reduzissem despesas e ganhassem mais dinamismo no cumprimento de agendas.

Órgão de controle

A parceria com os órgãos de controle foi um dos destaques na gestão do presidente Erlanio Xavier. Logo no início da gestão, o presidente da Famem buscou tratativas com as direções do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, Controladoria Geral da União e Tribunal da Contas da União a fim de estreitar o relacionamento e firmar parcerias em projeto.

O apoio da Famem ao projeto “Município Legal- Mais Receita, Mais Direito” do Ministério Público do Estado do Maranhão contribuiu para a elevação na arrecadação de impostos junto a empresas contratadas pelo estado, uma distorção que causava grandes prejuízos aos gestores municipais.

“Quem está na gestão do município é quem sabe das dificuldades que a escassez de recursos provoca. São os gestores que têm que estar com as portas dos hospitais abertas, com as escolas funcionando e as estadas em bom estado de conservação”, assinala o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier e candidato à reeleição pela Chapa “Sálvio Dino – Municipalismo na Prática”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *