Espaços culturais estão abertos à visitação

Você conhece a história de São Luís? E quem chega a São Luís, quer conhecer? Que tal aproveitar o mês de janeiro, quando muitos ainda estão de férias e conhecer um pouco sobre São Luís?

Os espaços culturais e casas de cultura são os locais mais apropriados para mostrar as histórias que são guardadas naquele lugar. E não precisa nem ser turista para receber esse banho de história. Mais que um simples passeio, uma visita a esses espaços é como mergulhar no universo rico das nossas tradições e cultura.

O funcionamento das casas de cultura que são mantidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), foi afetado por causa da pandemia da Covid-19, mas a partir do próximo dia 12 (terça-feira), todas as casas de cultura voltam a abrir para visitações espontâneas, de terça-feira a domingo, das 14h às 18h. A exceção é o Forte Santo Antônio, que aos domingos abre das 14h às 17h.

Assim, as visitas não precisarão ser agendadas, porém, vale ressaltar que os protocolos sanitários continuam, então a visitação a qualquer equipamento cultural deve ser feita com o uso de máscaras e o cumprimento do distanciamento social. Está sendo ofertado álcool em gel ao público na recepção de cada casa.

Saiba as regras, o limite de público e os horários de visitação espontâneas e espaços que estão temporariamente fechados.

Espaços de leitura e pesquisa

Arquivo Público – O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O total máximo por visitação guiada é de 5 pessoas, e a mesma quantidade por ambiente de pesquisa.

Biblioteca Pública Benedito Leite – Funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, recebendo no máximo 5 pessoas por visitação guiada e no máximo 5 pessoas por ambiente de pesquisa (serão distribuídas senhas para esse controle de acesso). A entrada da Biblioteca está ocorrendo pelo portão lateral.

Casa de Cultura Josué Montello – Funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, recebendo no máximo 5 pessoas por visitação guiada e no máximo 5 pessoas por ambiente de pesquisa.

Casas de Cultura em São Luís

Abertas para visitações espontâneas, a partir do dia 12 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 14 às 18h.
Casa do Tambor de Crioula
Casa de Nhozinho
Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão
Museu de Artes Visuais
Museu de Arte Sacra
Forte Santo Antônio da Barra
Cafuá das Mercês
Convento das Mercês
Teatro Arthur Azevedo
Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA)

Casa de Cultura em outras cidades
Centro Cultural Engenho de Pindaré-Mirim – Funcionará de terça-feira a sábado, das 14h às 18h; e aos domingos das 17h às 22h.

As Casas de Cultura de Alcântara, a saber, Museus Histórico de Alcântara, Casa do Divino de Alcântara, Casa de Cultura Mordomo Régio, funcionarão de terça-feira a domingo, das 8 às 12h.

Casas de Cultura em reformaMuseu do Reggae (iniciando obra);
Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (iniciando obra);
Casa do Maranhão (em obra);
Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e seus anexos (em obra);
Museu Histórico e Artístico do Maranhão (em finalização de obra).

1 pensou em “Espaços culturais estão abertos à visitação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *