Com ascensão da Covid, Governo do Maranhão não descarta novo lockdown e cancelamento do São João

O governador Flávio Dino (PC do B) afirmou nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva realizada no Palácio dos Leões, que não está descartada a possibilidade de decretação de um novo lockdown.

De acordo com Dino, confirmando-se, para os próximos meses, a tendência de crescimento da disseminação do novo coronavírus, irá se fazer necessário o fechamento total das atividades não essenciais.

O lockdown na região metropolitana de São Luís foi instituído no primeiro semestre do ano passado por meio de decisão do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos (reveja, reveja, reveja e reveja).

Alguns municípios de outras regiões do estado, seguindo o que foi determinado pelo magistrado, também adotaram o mecanismo como forma de frear a expansão da doença.

Sobre o São João 2021, Flávio Dino disse que, caso a oferta de vacinas contra a Covid continue baixa, o governo também cancelará a tradicional festividade.

Até o momento, o Maranhão já recebeu 233 mil doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca.

O índice de contágio no estado é de 1,37, estabelecendo-se, de acordo com autoridades sanitárias, em um cenário de tendência de crescimento do contágio.

Na coletiva, além de pedir que as pessoas usem máscara e continuem respeitando os demais protocolos sanitários já instituídos, o governador anunciou novas medidas sociais, como a compra de 100 mil novas cestas básicas e criação do chamado Cheque Minha Casa, no valor de R$ 600.

Estes benefícios, de acordo com Dino, serão direcionados para famílias carentes atingidas diretamente com o fim do Auxílio Emergencial.

O Maranhão, segundo boletim epidemiológico atualizado divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, possui 206.689 casos de pacientes contaminados com a Covid.

Deste total, 195.003 conseguiram se recuperar. 4.669 pessoas faleceram.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da doença na Grande Ilha de São Luís é de 82,88%.

Na cidade de Imperatriz, a segunda maior do estado em número de habitantes, ultrapassou a casa dos 90%.

Nas demais regiões é de 33,11%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *