PF realiza operação e aperta cerco contra Hilton e Fernanda Gonçalo

A Policia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União, deflagrou, nesta quarta-feira (05), a operação Falsa Esperança, iniciativa que visa apurar o funcionamento de uma associação criminosa que lesou o erário público nos municípios de Santa Rita, Bacabeira e Miranda do Norte.

As duas primeiras cidades são administradas pelo casal Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo. Já a segunda é gerida por Carlos Eduardo Fonseca, irmão de criação do deputado federal Júnior Lourenço.

Os três gestores são acusados de terem comprado respiradores para o enfrentamento do Novo Coronavírus (Covid-19).

No entanto, devido a licitações fraudulentas, segundo as investigações, os equipamentos nunca foram entregues.

Durante a investigação, foram verificados indícios de superfaturamento de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) e de simulação na compra de respiradores pulmonares.

Todas as aquisições foram realizadas com uma única empresa, em Paço do Lumiar, que nunca havia atuado no ramo médico hospitalar. A investigação revelou que a empresa não tinha nenhum empregado e atuava com a comercialização de acessórios para instalação de aparelhos de ar-condicionado e de energia solar.

A empresa tinha um total de 69 atividades secundárias, que variavam desde a confecção de vestuário, segurança privada e até produção musical.

Cerca de 50 policiais federais cumprem quatro Mandados de Prisão Temporária, e 13 Mandados de Busca e Apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de contas dos investigados, tendo as ordens judiciais sido determinadas pela 1ª Vara Federal de São Luís/MA.

A Operação foi denominada Falsa Esperança em referência a expectativa criada na população dos municípios de que as gestões municipais teriam adquirido de forma lícita equipamentos contra a COVID-19, e que, ao fim, nunca chegaram a ser efetivamente entregues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *