Francisco Nagib será reeleito em Codó, atesta Escutec

Nagib e Zito estarão unidos no pleito deste ano.

O prefeito Francisco Nagib (PDT) deverá ser reeleito sem maiores dificuldades no município de Codó, este ano.

Foi o que revelou pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Escutec e, cujo resultado, foi divulgado na edição de hoje do Jornal O Estado do Maranhão.

Francisco Nagib lidera os cenários espontâneo e estimulado. Em segundo lugar, e pontuando bem, aparece o ex-prefeito e atual deputado estadual, Zito Rolim, também do PDT.

Zito não disputará o pleito municipal e, a exemplo de 2016, apoiará novamente o seu companheiro de partido.

Como fazem parte do mesmo grupo político, os pedetistas, que são aliados do governador Flávio Dino (PC do B), não tiveram os nomes confrontados nos cenários propostos.

No cenário espontâneo (aquele no qual não é apresentado ao eleitor o nome do pré-candidato), o atual prefeito cravou 28% da preferência do eleitorado, seguido por seguido por Zé Francisco (20%), Ricardo Archer (12%), Camilo Figueiredo (8%), Chiquinho do SAAE e Pedro Belo (ambos com 4%), e o deputado estadual César Pires (3%).

No segundo cenário, sem os nomes do Francisco Nagib e do Zé Francisco, a vantagem é de Zito Rolim e uma vantagem ainda maior para os oposicionistas em Codó.

O ex-prefeito aparece com 33% das intenções de votos. Quem mais se aproxima de Zito é Ricardo Archer com apenas 10%. Na sequência aparecem: Chiquinho do SAAE com 5%, César Pires e Pedro Belo com 3% e Expedito Carneiro com 2%.

O Instituto Escutec também apurou como anda a avaliação dos codoenses a respeito da vida na cidade. O resultado aponta que 88% a consideram boa ou ótima. Além disso, 49 % acreditam que o município está indo “no rumo certo’’. Sobre a administração de Francisco Nagib, 58% disseram aprovar, contra apenas 40% a desaprovou.

A Escutec ouviu 500 eleitores em Codó, entre os dias 8 e 10 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de 4% pontos percentuais, para mais ou menos, e o intervalo de confiança estimado é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MA-07597/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *