O Título de Jota Pinto e a pequenez política em São José de Ribamar

O município de São José de Ribamar, na Grande Ilha de São Luís, registrou um lamentável fato político que, nem de longe, lembra ou equipara-se à sua condição de segunda maior cidade do estado em número de habitantes.

Uma manobra patrocinada por alguns vereadores, dentre eles edis ligados ao atual governo, cancelou temporariamente a sessão solene na qual a Câmara Municipal concederia ao ex-deputado Jota Pinto (Patriotas) o Título de Cidadão Ribamarense.

A movimentação, claro, teve como objetivo constranger Jota, que é pré-candidato a prefeito e, segundo pesquisas de intenção de voto as quais o Blog já teve acesso, lidera a disputa pelo comando da Prefeitura.

Ocorreu o seguinte: nesta quinta-feira (07), às 16h, o ex-deputado receberia a honraria, resultado de projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Negão e da então vereadora Elisabeth Malheiros, e que foi aprovado unanimemente pelos demais parlamentares em 2011, ano no qual Jota Pinto estava na Assembleia Legislativa.

A Câmara, presidida pelo vereador Beto das Vilas, chegou a emitir convite para cerimônia, conforme pode ser constatado na imagem abaixo.

No entanto, a solenidade acabou tendo que ser suspensa devido ao fato da Mesa Diretora não ter encontrado a ata referente ao projeto aprovado.

Curiosamente, o setor da Casa responsável pela documentação é gerido pela cunhada de um parlamentar que se diz pré-candidato a prefeito.

Este vereador, com apoio de pelo menos outros três, que tem ligações com o atual gestor da cidade, que é natural do Ceará, utilizaram-se do “sumiço” do documento para barrar, temporariamente, a realização do evento e, desta forma, colocar Jota Pinto em situação de constrangimento.

Ainda na noite de ontem, Beto das Vilas divulgou nota oficial. Nela, ele não revelou os reais motivos do adiamento. Porém, lamentou o ocorrido e confirmou que a entrega do Título ocorrerá em uma nova data que será anunciada em breve.

O episódio é uma página manchada na história da Câmara Municipal.

E expõe a pequenez de alguns atores que ainda estão presentes no cenário político da Balneária.

Pelo menos por enquanto…

Abaixo, veja a nota da Câmara Municipal

Em respeito à sociedade e ao Sr. Jota Pinto, homenageado com o título de cidadão ribamarense proposto pelos vereadores Negão e Elizabete Malheiros, através do projeto de decreto de nº 06/2011 e aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de São José de Ribamar no dia 21 de dezembro de 2011 em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a esta cidade enquanto Deputado Estadual, venho comunicar que:

– O título concedido ao então deputado Jota Pinto em 2011 e que deveria ser entregue nesta quinta-feira, dia 07 de novembro, em sessão solene por iniciativa da mesa diretora da Câmara, ficará adiado para uma nova data e em breve faremos um comunicado;

– A Câmara Municipal de São José de Ribamar humildemente pede desculpas ao homenageado, aos convidados e à sociedade ribamarense pelo adiamento da solenidade ao tempo em que lamenta as razões do ocorrido.

Respeitosamente,
Manoel Albertin Dias dos Santos – Presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *