Autor do PL que altera limites dos Lençóis, Roberto Rocha é vaiado em Santo Amaro

O senador Roberto Rocha (PSDB) passou por uma “saia justa” no município de Santo Amaro, nesta manhã.

O tucano está participando de uma audiência pública na qual tenta convencer os moradores sobre os benefícios que um projeto de lei de sua autoria, que altera os limites dos Lençóis Maranhenses, trará para esta região do estado.

Rocha, ao adentrar o local da reunião, foi vaiado por representantes de diversas comunidades, como pode se constatar no vídeo no fim do texto.

O projeto do senador propõe ampliar a área do Parque para permitir o crescimento da atividade econômica local, em especial o ecoturismo.

O Ministério Público Federal, no mês passado, questionou o Congresso Nacional acerca da proposta.

De acordo com o MPF, para que a mudança aconteça, é preciso que sejam realizados estudos técnicos que priorizem a participação das comunidades locais, para garantir a proteção do meio ambiente e da diversidade cultural na região. O órgão alega que a ausência do estudo de impacto ambiental prévio pode não identificar possíveis prejuízos causados pela alteração geométrica do Parque.

O MPF também questiona a possível retirada compulsória de algumas comunidades tradicionais, que vivem desde o século 19 dentro do atual perímetro do parque. O órgão afirma que, além de depender da exploração da área para a própria subsistência, as populações tradicionais contribuem para a economia com a comercialização de produtos regionais e artesanais, e atuam como agentes de conservação da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *