Segurança para empreender

Recentemente, o jornal O Globo mostrou que São Luís é a única capital nordestina que acumula saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada em 2019. Já em reportagem da revista Exame, São Luís aparece entre as 100 cidades brasileiras mais atrativas para fomentar novos negócios. Os dados das reportagens de dois dos mais destacados veículos de comunicação do país só confirmam o que sempre tenho dito, inclusive aqui neste espaço: apesar da crise econômica nacional, nossa cidade tem conseguido superar as dificuldades e crescer.

Desde que assumi a Prefeitura de São Luís tenho trabalhado para criar o ambiente positivo em nossa cidade, da assistência aos menos favorecidos, passando pela melhoria da infraestrutura, acesso à educação de qualidade, qualificação da mão de obra, modernização dos serviços públicos municipais, tais como iluminação, transporte, entre outros. Todo esse conjunto cria um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios e, consequentemente, a abertura de novas vagas de emprego.

Algumas iniciativas do poder público são fundamentais para manter a economia das cidades aquecida. Em minha gestão temos um rigoroso equilíbrio fiscal que nos permite não apenas cumprir à risca o calendário de pagamentos ao servidor, como antecipar os salários. O pagamento em dia dos salários dos servidores municipais tem efeito imediato para o comércio e o setor de serviços. Se aumenta a procura por serviços, consequentemente o mercado precisa de novas contratações para atender a demanda.

O setor de Serviços, aliás, foi o que gerou maior número de novas vagas de emprego este ano em São Luís, seguido da Construção Civil e da Indústria de transformação, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados por O Globo. Além de ser a única capital nordestina que acumula saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada em 2019, nossa cidade é a única dentre as capitais do Nordeste a figurar entre as 10 primeiras no ranking geral. Com esse resultado, observa-se a continuidade na trajetória de retomada do emprego formal em São Luís, que desde 2017 apresenta geração positiva de vagas, ou seja, em nossa cidade estão sendo feitas mais contratações que demissões.

Nesta reta final de 2019 há ainda a perspectiva de que haja recuperação do setor do Comércio. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu em setembro, o que garantirá a abertura de novas vagas de emprego em São Luís nestes últimos meses de 2019. A estimativa de crescimento nas contratações do setor em São Luís até o fim do ano é de 18%.

Além do investimento em infraestrutura, temos implantado políticas para simplificar e modernizar os processos permitindo que novos negócios sejam formalizados com mais agilidade, garantindo maior acesso e menos burocracia no setor, coibindo a informalidade. Com a regularização, ampliamos também a arrecadação do Município, podendo investir mais em infraestrutura e outras políticas que gerem o desenvolvimento urbano, social e econômico da cidade.

Este mês eu assinei o contrato de adesão da capital ao programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae, cujo objetivo é transformar ainda mais a realidade local do município por meio da implantação de políticas de desenvolvimento voltadas para a área econômica e social, aprimorando o ambiente dos negócios e gerando soluções acessíveis aos empreendedores locais.

São Luís vive hoje uma nova realidade, cada vez mais distante do cenário de incertezas de tempos atrás e na contramão de outras cidades brasileiras. Hoje, passamos segurança a quem quer investir e, principalmente a quem quer se colocar no mercado.

Edivaldo Holanda Júnior

Prefeito de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *