Incentivo ao esporte: inclusão e qualidade de vida

O esporte é fundamental para a promoção da qualidade de vida, garante a integração, construção da cidadania, é alternativa de recreação entre tantas outras melhorias sociais. Por isso, o estímulo ao esporte é uma bandeira que defendo e incentivo em minha gestão, contribuindo com a formação de atletas profissionais e fomentado projetos e iniciativas que desenvolvam novos talentos e garantam o acesso da nossa população à prática esportiva.

Há poucos dias recebi a equipe da Associação Kukkiwon, que participou do 36° Campeonato Brasileiro de Taekwondo apoiada pela Prefeitura de São Luís. Os oito atletas da equipe conquistaram ao todo 20 medalhas, sendo 13 de ouro. Saber que nossa contribuição ajudou a manter esses jovens motivados e a obter um resultado tão positivo na competição é muito gratificante não apenas como gestor público.

Motivar crianças e adolescentes a iniciarem e permanecerem no esporte é um dos objetivos do Movimento e Resgate, programa desenvolvido pela Prefeitura de São Luís que atende atualmente mais de 4 mil crianças e adolescentes com idades entre 8 e 17 anos. Hoje, nas nossas 70 escolinhas esportivas do Movimento e Resgate meninos e meninas recebem a estrutura necessária para continuarem acreditando no sonho de se tornarem atletas profissionais. O programa oferece atividades esportivas como futsal, handebol, basquete, atletismo, capoeira e outros.

As crianças que participam do Movimento e Resgate são beneficiadas com material esportivo completo e as escolinhas com itens para a prática das atividades. Desta forma, por meio do esporte, nós conseguimos chegar a um público de alta vulnerabilidade social, beneficiando bairros das mais diversas áreas da cidade, como o Centro, Cidade Olímpica, Coqueiro, Cohab entre outros, fazendo da atividade esportiva um importante meio de inclusão social e de promoção da autoestima. Para garantir a integração entre as crianças e adolescentes beneficiados pelo programa realizamos este ano a I Copinha Municipal de Futebol.

Na outra ponta temos o esporte como meio de promoção da saúde e interação social. Com o programa São Luís Saudável garantimos atividades físicas e recreativas voltadas à população idosa. Além de mantê-los em movimento, permitindo assim que nossos idosos continuem envelhecendo de forma saudável, evitamos que muitos deles fiquem isolados em função de sua idade, o que, infelizmente, é algo comum na terceira idade. Com o São Luís Saudável, garantimos aos idosos atendidos pelo programa à máxima de que aos 60 é que começa a melhor fase da vida.

Para que os programas e projetos possam render os objetivos esperados, estamos investindo também na requalificação dos espaços públicos necessários para que a população e os atletas da nossa cidade possam se manter em atividade por meio da requalificação de praças, quadras, implantando as academias de bairros e outras na nossa cidade.

Estamos avançando na revitalização do Estádio Municipal Nhozinho Santos, que recebe a sua maior obra estrutural dos últimos 60 anos. A reforma, que está promovendo a modernização completa do espaço, fará com que este importante equipamento esportivo da nossa cidade se torne de fato uma grande arena de futebol, apto a receber jogos de todas as divisões do futebol brasileiro. A reforma fortalecerá ainda mais as competições locais, além de oferecer uma estrutura de maior qualidade aos atletas e ao público.

Outro importante espaço utilizado para a prática esportiva, o Parque do Bom Menino também está sendo totalmente requalificado e vai ganhar um Skatepark, uma novidade no local especialmente para a prática do skate. A obra contempla ainda a reforma de espaços como o ginásio, a quadra poliesportiva, a construção de quiosques para floristas e novo paisagismo.

Acredito no esporte como uma força de inclusão e transformação social, por isso, vou seguir incentivando nossas crianças, idosos, atletas e a população em geral às práticas esportivas. E o mais importante: o esporte é uma via de mão dupla. Confio que os jovens e atletas que apoiamos hoje no futuro irão retribuir para a cidade tudo o que o esporte lhe proporcionou.

Edivaldo Holanda Júnior

Prefeito de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *