Eleição da Famem marca primeiro embate entre governistas

Agendada para acontecer no dia 30 deste mês, a eleição para o comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), biênio 2019/20, se configura como o primeiro embate político entre aliados do governador Flávio Dino (PC do B).

A reeleição de Dino, em outubro, sepultou, de vez, o grupo Sarney e o que ainda restava da oposição no estado, situação que, de forma mais do que natural, aponta para que disputas internas dentro do grupo governista se tornem uma constante.

E a eleição para presidência da entidade municipalista é o primeiro fato concreto do ano.

Os prefeitos Cleomar Tema (DEM) e Erlânio Xavier (PDT), das cidades de Tuntum e Igarapé Grande, respectivamente, são os únicos candidatos, cujos nomes estão postos na mesa.

Ambos são apoiadores de Dino, mas se movimentam fortemente no sentido de obter a vitória.

Tema conta com o apoio do vice-governador Carlos Brandão (PRB), que está exercendo temporariamente o cargo de governador em exercício.

Neste último fim de semana, Brandão foi até Tuntum inaugurar obras e deixar clara a sua preferência pelo democrata.

No entanto, Erlânio Xavier conta com a adesão de gestores de peso que, inclusive, integram a atual diretoria da Casa, como são os casos de Juran Carvalho (Presidente Dutra), Erick Costa (Barra do Corda) e Luciano Genésio (Pinheiro), por exemplo.

Paralelo a isso, Xavier possui o apoio do senador eleito Weverton Rocha (PDT), que obteve votação superior a de Flávio Dino e que, hoje, figura como uma das principais lideranças do grupo governista.

Consenso – Flávio Dino vem sustentando o tom de conciliação e não está se envolvendo diretamente na peleja, uma vez que trata-se de dois gestores aliados.

O governador prega o consenso, assim como alguns de seus aliados.

1 pensou em “Eleição da Famem marca primeiro embate entre governistas

  1. Pingback: Erlânio e Tema têm chapas deferidas e irão se enfrentar na disputa pelo comando da FAMEM - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *