Eleição da OAB/MA: Charles Dias retira apoio à Sâmara Braúna

Conselheiro sentiu-se incomodado com Ulisses Sousa.

O conselheiro federal representando o Maranhão e Procurador Nacional da Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Charles Dias, divulgou vídeo, nesta sexta-feira (19), no qual anunciou a retirada do seu apoio a pré-candidatura de Sâmara Braúna, do coletivo “Força da Inclusão”, à Presidência da OAB/MA.

Dias justificou o ato alegando que a pré-candidata resolveu firmar aliança com o ex procurador-geral do Estado, Ulisses Cesar Martins de Sousa, que, em 2007, chegou a ter a prisão decretada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) acusado de participação em um esquema que desviou recursos públicos federais.

À época, o chefe de Ulisses, o então governador José Reinaldo Tavares, foi preso durante a Operação Navalha, deflagrada para investigar e combater os ilícitos.

Além disso, o ex-procurador, que já foi conselheiro da própria Ordem maranhense, foi acusado, no bojo da Operação Lava Jato, de cobrar propina de executivos da Odebrecht.

“Por entender que a presunção da inocência não se aplica eleitoral, sobretudo no da OAB, que foi uma das autoras da lei da Ficha Limpa, e por identificar neste advogado a antítese à todas as causas que defendo para a advocacia e para OAB, retiro meu apoio à candidatura da doutora Sâmara e me retiro de sua campanha”, disse.

Charles Dias foi um dos articuladores do movimento vitorioso que, em 2015, elegeu para o comando da entidade a atual gestão.

Ele rompeu com a mesma após constatar a execução de práticas nada republicanas e um projeto de perpetuação no poder.

Sâmara Braúna, em contato recente com o editor do Blog do Glaucio Ericeira, disse que sua pré-candidatura está mantida.

Esta semana, os advogados Pedro Alencar e Roberto Feitosa abdicaram dos seus projetos para embarcar na pré-candidatura de Carlos Brissac, que conta com o apoio do grupo do ex-presidente Mário Macieira.

A atual gestão também continua se organizando para disputar a reeleição.

Mozart Baldez, outro pré-candidato, está em plena campanha e já anunciou, por diversas vezes, que não irá compor com nenhum grupo.

Quem também mantém firme a pré-candidatura é o advogado criminalista Aldenor Rebouças Júnior.

O prazo para registro de chapas irá se encerrar no próximo dia 23. A eleição para o biênio 2019/21 será realizada no dia 24 de novembro.

Abaixo, veja o vídeo divulgado por Charles Dias.

1 pensou em “Eleição da OAB/MA: Charles Dias retira apoio à Sâmara Braúna

  1. Pingback: “Fui eu quem disse que não queria o apoio dele”, dispara Sâmara Braúna contra Charles Dias - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *