Processo que investiga grupo de milicianos no Maranhão é remetido para Justiça Federal

Titular da 1ª Vara Criminal de São Luís, o juiz Ronaldo Maciel determinou o encaminhamento para a Justiça Federal do processo que investiga a ação de um grupo de milicianos que atuava no Maranhão fazendo o transporte e segurança de mercadorias contrabandeadas.

Maciel baseou sua decisão em um laudo da Polícia Federal que determinou que todos os produtos apreendidos durante uma operação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, deflagrada no início deste mês, foram trazidos do exterior.

“Com a determinação deste juízo, que acolheu parecer do MPE, o Setor Técnico-Científico, SETEC, da Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, ao responder os quesitos formulados, emitiu a Informação Técnica nº 12/2012, em 12 de março do corrente, da lavra do perito criminal federal, Jodilson Argôlo da Silva, respondendo: i) ‘os cigarros apreendidos são importados, e foram introduzidos clandestinamente no território nacional. Relativamente a estes, consoante detalhado, restaria prejudicada eventual solicitação de exame para aferição de autenticidade’. ii) ‘Os whiskies igualmente foram importados de forma irregular, não havendo neles indícios de inautenticidade’”, afirmou o magistrado.

No bojo da operação, dez policiais foram presos acusados de envolvimento com o grupo criminoso.

As prisões preventivas decretadas em desfavor dos mesmos continuam mantidas.

Leia também:

Fróz Sobrinho assume relatoria do caso Tiago Bardal

1 pensou em “Processo que investiga grupo de milicianos no Maranhão é remetido para Justiça Federal

  1. Pingback: Delegado que investigava Máfia do Contrabando é assassinado no Araçagi - Blog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *