MDVA mostra a OAB/MA como se trabalha na defesa dos advogados

Integrantes do Movimento de Defesa e Valorização da Advocacia .

Criado há pouco mais de dois meses, o Movimento de Defesa e Valorização da Advocacia (MDVA) vem mostrando ao presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, como se trabalha verdadeiramente na defesa dos direitos e prerrogativas dos causídicos maranhenses.

O coletivo é formado por advogados e advogadas que ajudaram a eleger Diaz e até fizeram parte da sua gestão. Porém, insatisfeitos com a ineficiência do jovem presidente, resolveram andar com as próprias pernas e atuar de forma independente.

O MDVA, que é coordenado pelo advogado Aldenor Rebouças Júnior, vem atuando fortemente e pautando a seccional maranhense em temas variados e de interesse da categoria.

Solicitou, recentemente, que a Ordem se manifeste e trabalhe no sentido de assegurar assento e direito a voz nas sessões administrativas do Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral.

Denunciou e cobrou providências da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativa do Advogado, presidida por Gustavo Henrique Brito de Carvalho, para que membros do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública sejam submetidos ao mesmo tratamento dispensado aos advogados, que estão passando por revista pessoal nas comarcas do Maranhão.

Propôs que a seccional maranhense promova audiência pública para debater o projeto de lei nº 704/15, que autoriza o porte de arma para os advogados e advogadas.

Outra ação do MDVA que repercutiu fortemente foi o pedido feito à Ordem e a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão para que magistrados tivessem descontados de seus salários os dias nos quais não estivessem trabalhando para participar de uma competição esportiva em Fortaleza.

Vale lembrar que partiu do Movimento denúncia feita ao Conselho Federal da OAB que resultou na exoneração do conselheiro federal Luís Augusto de Miranda Guterres do comando da Comissão de Prerrogativas – reveja. Ele havia sido nomeado irregularmente por Thiago Diaz.

Portanto, o Movimento de Defesa e Valorização da Advocacia, apesar de novo, já demarcou território importante na defesa dos interesses da categoria e funciona como uma voz atuante em favor dos advogados e advogadas do Maranhão — diferentemente do que vem fazendo a presidência da OAB/MA, cujo mandato encerra-se ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *