Eleições 2018: Antonio Lavareda é acionado e trabalha pré-candidatura de Roseana ao governo

O sociólogo, cientista político e empresário, José Antonio Guimarães Lavareda Filho (foto), foi mais uma vez acionado pelo grupo Sarney.

Missão: auxiliar a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) no processo de análise detalhada de todos os cenários possíveis relacionados às eleições de 2018 para o governo do estado.

A informação foi divulgada pelo Jornal Pequeno neste último fim de semana e confirmada ao editor do blog por dois aliados da peemedebista.

Antonio Lavareda é um antigo colaborador da ex-governadora e do seu grupo político.

No fim de 2013, por exemplo, foi contratado com o objetivo analisar e estabelecer cenários que indicassem o caminho que o grupo deveria seguir para obter êxito no pleito do ano seguinte.

Na ocasião, figurava como pré-candidato à sucessão de Roseana o então secretário estadual de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, hoje prefeito de São José de Ribamar.

Lavareda apontou três caminhos, sendo que apenas um daria a vitória aos Sarneys sobre o então pré-candidato Flávio Dino (PC do B).

O primeiro seria lançar, de fato, Luis Fernando como candidato. A derrota, segundo o cientista político, era certa. O segundo seria lançar um outro nome, que também sairia derrotado pelo comunista.

E o terceiro seria eleger, de forma indireta e através da Assembleia Legislativa, LF governador do Maranhão. Neste caso, segundo os prognósticos de Lavareda, o grupo da então governadora teria condições de reverter o quadro eleitoral desfavorável e eleger o agora aliado de Flávio Dino.

Como é de conhecimento público, Luis Fernando foi defenestrado da condição de pré-candidato; abdicou da disputa; e o grupo lançou o suplente de senador Edinho Lobão, que foi batido pelo comunista.

Agora, Antonio Lavareda está debruçado no projeto Roseana pré-candidata ao governo do Maranhão.

Se tiverem aprendido a lição, os integrantes do grupo Sarney e própria Roseana seguirão os conselhos do experiente e renomado cientista político.

Leia também:

Membros do grupo Sarney voltam a apontar Roseana como candidata ao Governo

Eleições 2018: Os movimentos de Roseana Sarney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *