Loreto: Delegado é afastado do cargo e é acusado de crime de peculato

Delegacia de Loreto, distante 715 km de São Luís.

A juíza Lyanne Pompeu de Sousa Brasil afastou das suas funções, por um período de 180 dias, o delegado da Polícia Civil do município de Loreto, Jean Charles da Silva.

Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual de crime de peculato, cuja pena varia de dois a 12 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

A magistrada atendeu ação civil pública movida pelo promotor de Justiça Leonardo Novaes Bastos.

Segundo Bastos, foi instaurado um inquérito civil público (n.º 02/2016) para apuração do uso particular de viatura oficial VW Gol, placa NHM-1324, por parte de Jean Charles da Silva, no período correspondente às suas férias, de julho a setembro de 2012 e junho a agosto de 2013. O procedimento investigou, também, o uso de cartão oficial para realizar abastecimentos no referido período, o que caracterizaria enriquecimento ilícito em prejuízo ao erário.

Conforme cópias do processo administrativo-disciplinar que compõem o inquérito, o delegado foi condenado à pena de suspensão por 90 dias pelo uso indevido de veículo oficial, quando da realização de viagens para fora do Maranhão, utilizando a viatura oficial, abastecida com combustível custeado pelos cofres públicos.

Ao decretar o afastamento do delegado, a juíza argumentou que a medida é necessária para “garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal, bem como evitar o risco de reiteração criminosa, uma vez que as informações colhidas dos autos demonstram, de forma cabal, a periculosidade do agente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *