Hospital da Criança recebe livros doados pelo programa Todos por São Luís

A Prefeitura de São Luís entregou kits de livros infantis à brinquedoteca do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), no bairro Alemanha. A doação foi feita por meio de parceria do programa Todos Por São Luís e da Biblioteca Municipal.

Aproximadamente 300 exemplares foram doados ao acervo da unidade de saúde, referência pediátrica no Maranhão e que atende crianças de todo estado.

A primeira-dama Camila Holanda, coordenadora do Todos por São Luís, participou da entrega.

Ela explicou como funciona o programa Todos por São Luís e destacou que a doação de livros é uma semente de promoção da cidadania que visa estimular a leitura entre as crianças. “O Todos por São Luís é um programa da gestão do prefeito Edivaldo que visa promover cidadania e levar direitos aos diversos bairros da capital. Nele temos a parceria com a Biblioteca Municipal para implantação de Espaços de Leitura e doação de livros a lugares como este que já dispõem de estrutura física. É muito prazeroso realizar mais esta ação de fortalecimento deste espaço, que também é municipal, para auxiliar ainda mais os serviços oferecidos aqui”, destacou a primeira-dama.

A ação foi escolhida para acontecer neste mês como forma de presentear o Hospital da Criança, que em setembro completa 21 anos de atuação. O espaço de leitura visa melhor atender e contribuir para o desenvolvimento das crianças assistidas pelo hospital. “O Hospital da Criança é um parceiro da Biblioteca e desde a implantação da brinquedoteca fazemos constantes doações e atividades aqui. É uma forma de extensão do trabalho já desenvolvido diariamente no equipamento municipal de cultura, sendo um espaço que prioriza a formação da sociedade e incentiva a leitura desde a infância. Este ano já realizamos uma ação em abril, mês do livro, e voltaremos em outubro para um momento literário de contação de histórias, brincadeiras e personagens de livros infantis, em alusão ao Dia das Crianças”, ressaltou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.

As coordenadoras da brinquedoteca hospitalar, Elizabeth Barros e Solange Serra, agradeceram as doações e pediram que a parceria se prolongue ao longo dos anos, pois o espaço trabalha tanto com as crianças, quanto com os acompanhantes.

“Recebemos crianças de 0 a 13 anos e muitas delas passam por um grande período de internação, além dos acompanhantes, como as mães, que usam o espaço como um local para estudo. Para as crianças, a brinquedoteca é essencial para sua recuperação, porque aqui fazem coisas próprias da infância, como brincar, estudar e desenvolver habilidades, além de amenizar a dor e estresse da internação”, contou Solange Serra.

2 pensou em “Hospital da Criança recebe livros doados pelo programa Todos por São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *