Durante solenidade, José Reinaldo fala sobre tecnologia e desenvolvimento

O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB/MA) participou, nesta terça-feira (19), de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 35 anos de fundação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Ao parabenizar à instituição o parlamentar citou o exemplo da cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo, que era tida como uma “cidade morta”, mas se transformou após receber uma unidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

“Hoje é um dos maiores centros tecnológicos do mundo e tudo isso nasceu da visão de um brigadeiro. Tudo é produto do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tudo é produto da educação, tudo é produto dessa massa de gente qualificada que permitiu o nascimento da Embraer”, explicou ele que visitou a cidade na última quinta-feira.

Zé Reinaldo contou que a revolução que foi feita no interior de São Paulo pode ser feita no Maranhão por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Segundo ele, o Programa Espacial Brasileiro é o que mais pode trazer benefício social, integração e segurança ao estado.

“As pessoas não conhecem o CLA e algumas dizem que é um elefante branco. Mas a verdade é que é uma alavanca de desenvolvimento enorme. Nós temos o programa de Engenharia Aeroespacial com o ITA e a UFMA e nós temos o mestrado entre o ITA e UEMA. Essas três forças podem repetir o que aconteceu em São Paulo, criar um polo de tecnologia e levar a industria e a pesquisa espacial brasileira para o Maranhão”, contou ele antes de conclamar a UEMA a acreditar e a participar do Programa Espacial Brasileiro.

Também participaram da sessão solene o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor da UEMA, professor Walter Canales Sant’Ana; o representante do governo do Maranhão, Ricardo Capelli; o representante dos alunos da UEMA, Moisés do Carmo Conceição; além de diversos deputados federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *