Prefeitura e Câmara decretam luto oficial devido a morte de João Chiador

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), decretaram luto oficial por três dias devido ao falecimento do poeta, compositor e cantador de bumba meu boi João Costa Reis, o João Chiador, um dos grandes nomes da cultura popular do Maranhão.

Chiador morreu neste último domingo. Ela será sepultado nesta tarde no cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar.

Edivaldo lamentou profundamente a morte deste símbolo da cultura popular maranhense e manifesta o seu pesar, se solidarizando com familiares e amigos, rogando a Deus que os conforte neste momento de dor e sofrimento.

“Perdemos um dos sustentáculos da cultura popular do Maranhão. Muito marcante o nosso João Chiador, a exemplo de Coxinho, de Humberto de Maracanã e outros gigantes da nossa arte. Nossa cidade e nosso Estado estão de luto por essa grande lacuna que se abre no bumba-boi, que é a maior expressão da nossa cultura popular”, disse Astro de Ogum.

De acordo com ele, a arte de João Chiador é marcante e eterna.

João Chiador tinha mais de sessenta anos de carreira dedicados ao bumba meu boi do Maranhão. Conhecido pela voz marcante e grandes toadas, a exemplo de “São Luís Cidade dos Azulejos”, Chiador foi cantador do Boi da Maioba, onde ficou por mais de três décadas, e integrava atualmente, desde os anos 1990, o Boi de Ribamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *