Prefeitura avança em obras de mobilidade urbana com parcerias público-privada

A Prefeitura de São Luís tem feito valer a Lei Nº 4052, que define condições para instalação de polos geradores de tráfego, e firmado parcerias importantes que têm resultado em intervenções viárias em pontos de grandes congestionamentos da cidade.

Essas obras somam-se as que vêm sendo realizada em parceria com o Governo do Estado e as com recursos próprios do Tesouro Municipal. Atualmente, o governo municipal desenvolve ações de melhorias no trânsito da capital, por meio da parceria público-privada com instituições geradoras de tráfego instaladas nas imediações das intervenções.

Na semana passada, a Prefeitura iniciou as novas obras de intervenções no trânsito na região do São Cristóvão, em parceria com a faculdade Pitágoras, como compensação em decorrência do impacto no tráfego gerado pelo empreendimento na cidade. Os serviços vão promover a melhoria da mobilidade urbana de uma das áreas da capital que apresenta intenso fluxo de veículos e grandes congestionamentos principalmente nos horários de pico.

“Estamos investindo firme na melhoria da estrutura viária da capital com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito e mais conforto e segurança para a população. Com um receita limitada temos buscado parcerias para a realização de intervenções viárias que garantam mais mobilidade urbana e os resultados já são sentidos pela população a partir de intervenções feitas com o apoio do Governo do Estado, a exemplo da Forquilha, e com a iniciativa privada, a exemplo das modificações feitas em um trecho da Avenida Carlos Cunha e na Daniel de La Touche”, disse o prefeito Edivaldo.

Conforme o projeto, as alterações vão permitir que quem atualmente vem da Forquilha no sentido Uema-Cidade Operária, transite por uma alça de quadra que será criada pela Rua 11, atrás do Banco do Brasil; e quem vem da Forquilha, sentido aeroporto, seguirá direto. Já quem vem do aeroporto, no sentido Uema-Cidade Operária, entrará na Avenida 02 (Jardim São Cristóvão).

Outra alteração será a transformação em mão única do trecho entre o Terminal de Integração do São Cristóvão à Avenida Guajajaras. Dessa forma, quem vem dos bairros da região da Cidade Operária pela Avenida Lourenço Vieira da Silva, no sentido Av. Guajajaras, seguirá direto para a Forquilha, aeroporto ou Avenida Santos Dumont passando pela Rua 25 (a mesma Dr. Carlos Vasconcelos).

A alteração permitirá ainda que quem venha da Avenida Santos Dumont pela Rua 25 (Dr. Carlos Vasconcelos), no sentido Guajajaras, terá de entrar pela Rua 30 (atrás do Banco do Brasil), saindo na Rua 10 para depois seguir pela Guajajaras. O cruzamento semafórico instalado do local será de dois tempos, fechando totalmente para um sentido e liberando para outro.

O comerciário Sebastião Costa Assunção, que trabalha próximo ao local onde está sendo feita a intervenção, disse que a obra deverá trazer melhorias não somente para o trânsito da região mas também para o comércio. “Muitas pessoa evitam trafegar por aqui por conta dos constantes engarrafamento, o que acreditamos que acabe com a intervenção”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *