Evento da Juventude do PDT termina com eleição de maranhense para a vice-presidência nacional

Terminou ontem, em São Luís, o XVI Congresso Nacional da Juventude Socialista do PDT (Conjus), que reuniu cerca de 500 jovens de todo o Brasil durante três dias. O maranhense Rafael Oliveira foi eleito vice-presidente da JS Nacional e Willian Rodrigues é o novo presidente. Esta foi a primeira vez que o Maranhão sediou o evento nacional da juventude pedetista.

“Todos os estados mandaram representantes e neste contexto, o PDT e a direção da Juventude Socialista do Maranhão estão de parabéns por sediar um evento deste porte pela primeira vez nos mais de 30 anos de existência da juventude socialista no estado e ainda mais, por homenagear um nome como Jerry Abrantes, que foi um dos membros mais ativos da juventude do partido”, comentou o presidente estadual do partido, deputado Weverton Rocha.

O deputado avalia que a realização de evento e eleição de um maranhense como vice-presidente nacional da JS mostram a força do partido no estado e mostra o quanto a juventude pedetista é ativa. O presidente que deixou o exercício do diretório nacional da JSPDT, Júlio Brizzi (PDT-CE), disse que o congresso foi um marco para a juventude partidária mais antiga do País. “Foi um evento rico de debates sobre cultura, sobre educação e enfim, sobre gestão pública”, afirmou o dirigente. Júlio Brizzi também saudou o apoio do deputado Weverton Rocha, oriundo da Juventude do PDT. “Eu tive uma experiência de grande aprendizado com a sua liderança e hoje tenho admiração por sua trajetória, porque vindo do movimento de base da juventude, hoje desponta como um dos políticos mais preparados e mais dedicados do PDT no Brasil”, observou.

Presidente da JSPDT de São Luís e coordenador do evento, o vereador de São Luís, Raimundo Penha considera o saldo político do encontro muito positivo, não somente por São Luís ser sede de discussões tão importantes, mas também por extrapolar a questão partidária. “Quando sediamos um evento como este ajudamos a cidade, incrementando o turismo e impulsionando a economia local”, comemorou o vereador. O ápice do Conjus foi a abertura, na última sexta-feira (18), que teve um grande ato de

“Fora Temer” e uma palestra com o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes. Ex-ministro da Fazenda, no governo de Itamar Franco, e de Integração Nacional, na era Lula, Ciro, que também foi governador do Ceará e prefeito de Fortaleza, disse estar preparado para o desafio de tirar o Brasil da crise, depois de anos aprimorando seus conhecimentos para dirigir o País. Ciro disse que é urgente tirar o Brasil da situação em que se encontra, com 14 milhões de desempregados e 10 milhões de pessoas vivendo do subemprego. Ele propõe, entre outras coisas, a formação de capital doméstico, a retomada da carreira industrial, o imposto sobre lucro e dividendos, e a reinserção do Brasil nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul).

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, alertou ainda para o fato de que se não houver a consciência de que um partido se constrói para a formação da sociedade e de que há milhões de brasileiros morrendo de fome todos os dias, sem educação e sem saúde, os políticos não são dignos representar o povo brasileiro.  E clamou, em nome de uma história de 37 anos de PDT, que a juventude os ajude a transformar o País. “A liberdade que temos que dar a esse povo é a liberdade de construir esta nação, de construir uma nação nossa, de construir um projeto para o Brasil. Vocês não podem ficar indiferentes ao sofrimento da grande maioria do povo brasileiro, que hoje não tem um prato de comida para se alimentar”, disse.

Presente ao evento, o governador Flavio Dino (PCdoB) falou sobre o momento que o País atravessa: “O Brasil vive um momento de escuridão, de perda de esperança, de perda de horizontes. E neste momento que navegamos em mares difíceis, nós temos de buscar os faróis que nos ajudam a refletir e nos movimentam em direção a ações transformadoras completas. E uma dessas referências, de patriotismo popular, verdadeiro que nós temos hoje é o nosso companheiro Ciro Gomes”, ressaltou o Governador, acrescentando que o presidenciável tem características importantes para um político, como a humildade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *