Deputado Cabo Campos destaca abertura da Semana dos Povos Indígenas

O deputado Cabo Campos (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta última terça-feira (08), para destacar o início da Semana dos Povos Indígenas, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, localizado no Centro Histórico de São Luís.

“É com muita satisfação que hoje venho a esta tribuna convidar a todos, não só os deputados, mas toda a sociedade maranhense para a abertura da VII Semana dos Povos Indígenas”, disse.

Durante o seu pronunciamento, o parlamentar relembrou o início da sua trajetória frente à garantia das prerrogativas historicamente negadas aos indígenas.

“Este deputado que vos fala começou uma trajetória junto aos povos indígenas, através do Tenente Paulo Sérgio, que heroicamente, juntamente com mais 43 Bombeiros Militares, voluntariamente, foram até Araribóia apagar o incêndio que a meu ver era criminoso”, contou.

O incêndio na Terra Indígena de Araribóia durou mais de um mês e ameaçou cerca de 12 mil índios da etnia Guajajara e outros 80 da Awá-Guajá, composta por nômades e uma das únicas do planeta sem contato com a civilização. Ao todo, mais de 50% da área florestal foi destruída pelo fogo, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)

Após o ocorrido, o parlamentar informou que passou a visitar essas comunidades, acolhendo demandas e articulando políticas públicas nas áreas da educação, saúde, cultura, esporte, segurança territorial e produção e renda voltadas para os indígenas.

O evento teve início nesta quarta-feira (9) e se estenderá até esta sexta-feira (11). A data escolhida para realização da cerimônia de abertura é uma referência ao Dia Internacional dos povos indígenas, estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 1995.

Segundo a Sedihpop, a programação visa estimular o debate sobre a identidade cultural dos indígenas, aumentando sua visibilidade através de expressões culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *