Cabo Campos visita comunidades quilombolas da Baixada Maranhense

O deputado estadual Cabo Campos (DEM) aproveitou o recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) para visitar comunidades quilombolas em cidades da Baixada Maranhense. No último final de semana, o parlamentar esteve reunido com líderes comunitários de cinco cidades da região.

Na noite de sexta-feira (28), Campos esteve na comunidade quilombola de Nova Gericó, na zona rural de Presidente Sarney, acompanhado pela ex-coordenadora da Fundação Palmares, Ana Amélia Mafra, e por seus assessores.

Na ocasião, o deputado discutiu o reconhecimento formal de territórios quilombolas junto à comunidade e sua equipe. A iniciativa possibilita a inclusão dos povos remanescentes de quilombos em diversos programas assistenciais de cunho social e econômico.

Na manhã de sábado (29), o deputado seguiu para Bacuri, onde participou da festa de comemoração aos 22 anos da comunidade quilombola Barreira na zona rural da cidade. O evento teve como tema central a reflexão sobre a importância da organização e Participação Social.

Campos aproveitou a oportunidade para fortalecer ainda mais os laços com os povos quilombolas, recebendo demandas e colocando toda sua equipe à disposição das comunidades presentes no evento. Em seguida, o parlamentar foi convidado pelo secretário de Agricultura de Bacuri, Arnaldo Pessoa, para conhecer a horta comunitária de Barreira.

O evento contou com a participacão da secretária de Assistência Social de Bacuri, Rosemere, da coordenadora da Igualdade Racial, Klissia, da psicóloga Thaynara Garcês, do vereador Paulo Cesar e da agrônoma Consuelo, além de líderes de cinco comunidades quilombolas.

Já em Curururupu, o deputado ouviu as demandas de líderes comunitários da própria cidade, Mirinzal e Serrano. Participaram do encontro o Pr. Edvaldo, da Igreja Sara Nossa Terra (Cururupu), e os líderes comunitários Everaldo (Mirinzal), Maria Célia (Serrano), Josile (Serrano), Izinha Soledade (Serrano).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *