Prefeitura de São Luís recepciona turistas e apresenta as belezas do São João do Maranhão

Turistas que visitam a capital maranhense neste período junino foram recebidos na nesta quinta-feira (22) com apresentação de bumba meu boi e degustação de comidas típicas.

A programação integra a operação ‘Boas Vindas’, da Prefeitura de São Luís, e foi realizada na Central de Informações Turísticas, na Praça Benedito Leite, Centro Histórico.

O projeto tem como objetivo atrair os visitantes, divulgar e estimular o interesse pela cultura, culinária e história do São João maranhense. Na ocasião, jornalistas e blogueiros de viagem estiveram na capital para conhecer e divulgar o festejo no país. O grupo veio de São Paulo para acompanhar o evento e conhecer as potencialidades da capital para divulgar em seus veículos de mídia.

Eles foram selecionados pelo Edital de Chamada Pública do Ministério do Turismo (MTur), que tem como foco promover o São João em regiões onde o festejo tem grande abrangência. Apenas cinco cidades do Brasil foram escolhidas no edital e São Luís está entre elas, devido à peculiaridade dos festejos juninos.

A secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, pontuou o diferencial e a importância do projeto para atrair o visitante. “O turismo trabalha a médio e longo prazos e o que estamos promovendo e recebendo agora trará frutos e resultados para o próximo período junino. A experiência e vivência que eles levarão daqui vão divulgar em suas cidades e veículos de mídia, o que vai impactar positivamente para que outras pessoas venham conhecer nossa cidade e nossa festa”, destacou a secretária.

Dando início à recepção festiva, o grupo de bumba meu boi Encanto da Ilha, sotaque orquestra, do bairro Madre Deus, brindou o público com uma bela apresentação.

A advogada baiana Maria Amália do Couto, 53 anos, elogiou o São João da capital que classificou como o mais animado do país. “É muito diferente do que temos na Bahia e é muita animação aqui. No lugar que você chega, respira o São João. Vou acompanhar ainda os festejos dos santos e o tambor de crioula. Estou na expectativa”, disse ela, que pela primeira vez visita a cidade.

O analista Roque Teixeira, 38 anos, de São Paulo, está de férias e escolheu a capitalmaranhense para conhecer as festas juninas. “Achei a cidade bastante festiva e celebrando de forma muito animada este período. Em São Paulo só temos grupos de quadrilhas e aqui é uma infinidade de atrações. Estou gostando bastante e quero voltar para casa cheio de novidades para contar”, disse ele, que permanece na capital até dia 25.

A autônoma Luciana Horesh, 57 anos, que também está na capital pela primeira vez, ficou maravilhada com os diferentes estilos de dança que conheceu. “É único o São João daqui. Grupos de danças tão diferentes, com um gingado único, muito colorido, muita alegria. Estou envolvida com as festas daqui”, afirmou a turista. Ainda durante a operação ‘Boas Vindas’, aos visitantes foi oferecido o tradicional mingau de milho, canjica, bolo de macaxeira e o conhecido Guaraná Jesus.

O cronograma de atrações do projeto ‘Boas Vindas’ prossegue e vai animar o público nesta sexta-feira (23), das 9h às 12h, com personagens do folclore local, e às 17h terá apresentação de boi; no sábado (24), mais música e personagens, de 9h às 12h. Durante os três dias haverá degustação de pratos da culinária maranhense. Os visitantes vão obter ainda informações locais na Central de Informações Turísticas, que estará disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *