Governo e Prefeitura de São Luís dão a largada para o São João de Todos no dia 14 de junho

Bandeirinhas, barracas de palha e o colorido do São João enfeitam as ruas da cidade e os locais do circuito oficial do São João de Todos, formado pelos arraiais da Praça Maria Aragão, Praça Nauro Machado, Ipem e Vila Palmeira. O maior evento cultural do estado inicia oficialmente no dia 14 de junho e se estende até o dia 2 de julho, realizado por meio da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

A festa popular mais esperada do ano pelos maranhenses terá seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais. “O São João de Todos contempla as mais destacadas manifestações culturais maranhenses. Uma programação bastante diversificada para agradar a diversidade de público. Será mais um ano de festejo com muita alegria, paz e segurança”, pontuou o secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino.

“Este ano a programação foi estendida e teremos 19 dias oficiais de festa, mais uma vez realizada pela parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. É a nossa maior festa e traz uma diversidade de manifestações da nossa cultura popular, com uma programação variada, acessível e gratuita para todos os ludovicenses e visitantes aproveitarem da melhor maneira o São João de Todos”, destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

A programação do arraial será diária, das 19h à meia-noite. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas compareçam ao arraial da Praça Maria Aragão. As atrações revezarão em dois palcos – um central com 285m² para shows e um anexo para apresentações culturais.

O sistema de som terá três estruturas, sendo um no palco principal, outro no palco de concreto da praça e o terceiro no Barracão do Forró, espaço com 80m² destinado à apresentação de bandas e artistas com o melhor do forró pé-de-serra.

O arraial terá 12 barracas para venda de comidas típicas, cada uma com 18m², Espaço do Turista e Casa do Tambor. O espaço conta ainda com espaço exclusivo para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco. Um posto de saúde equipado para atendimento de urgência estará em funcionamento durante todo o período da programação junina.

A arte e riqueza do artesanato maranhense terá ponto cativo no Espaço do Artesanato, com duas barracas com capacidade para 20 artesãos em cada. No local o público terá acesso a demonstrações do processo de produção de peças e artefatos. Serão expostos produtos em fibra de buriti, bordados, cerâmicas, peças com personagens folclóricos, entre outros. O espaço será um gerador de trabalho e renda, além de divulgar o artesanato maranhense aos turistas e público geral.

Equipes de pronto atendimento em primeiros socorros e segurança para o público garantirão a tranquilidade da festa, com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/Blitz Urbana), Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc/Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Saúde (Semus/Vigilância Sanitária) e uma ambulância que estará à disposição em casos de situações de maior urgência e que necessitem encaminhamento a hospital.

As secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da Criança e Assistência Social (Semcas) também são parceiros no evento, para limpeza dos arraiais e na campanha preventiva de conscientização e comprometimento no combate ao trabalho infantil durante o São João.

Shows – Grandes nomes da música popular animarão a programação do São João de Todos em São Luís, neste ano. Dia 18 de junho, os maranhenses César Teixeira e Flávia Bittencourt dividirão o palco com Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show na Praça Maria Aragão, que também contará com apresentações de grupos folclóricos. O evento está previsto para começar às 17h. Neste dia a programação terá início com roda do tambor de crioula de Carla Coreira e o encerramento com o Boi da Maioba.

Idealizado pela cantora Flávia Bittencourt, o show conta com o patrocínio do Governo do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Segundo Flávia, a proposta é fazer um espetáculo com temática junina, embalada por grandes sucessos da Música Popular Brasileira. A maranhense vai receber no palco Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

No repertório, estarão canções imortalizadas nas vozes de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de composições de artistas maranhenses, como João do Vale. Elba Ramalho e Geraldo Azevedo cantarão seus sucessos.

“É uma alegria enorme estar com esses artistas que admiro muito e que são referências para mim”, afirma Flávia Bittencourt sobre as participações de Elba e Geraldo em seu show. “Nada melhor do que fazer uma festa como o São João, tão esperada em todo o Nordeste, acompanhada por eles”, completa a cantora. A produção do show convida o público a levar dois quilos de alimento não perecível e livros infantis, que serão doados para crianças atendidas pelo Projeto Sonho de Aline.

O turista receberá atenção especial durante o São João de Todos, com recepção no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado animada por atrações juninas. Centrais de Atendimento ao Turista também serão instaladas nos arraiais da Praça Maria Aragão e do Ipem, para informações e divulgação de destinos turísticos maranhenses.

Um posto de Informações Turísticas será montado no arraial da Maria Aragão com objetivo de apresentar aos turistas e moradores da capital os atrativos locais. Quem comparecer ao posto vai receber material informativo e poderá fazer registro do momento.

Este ano, o São João de Todos iniciou mais cedo, com apresentações prévias no Centro Histórico, desde o dia 1º de junho. Grupos folclóricos ocupam o Canto da Cultura – encontro das Ruas Portugal e da Estrela – para apresentações a partir das 18h às quintas-feiras, e 19h às sextas-feiras. Aos domingos, as atrações continuam no Espigão da Ponta d’Areia.

Além do circuito oficial que inicia no dia 14, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *