Conferência Municipal de Saúde reúne representantes do poder público e da sociedade civil

Com o tema “Democracia na Saúde: direito do povo e dever do Estado”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciaram ontem a 11ª Conferência Municipal de Saúde.

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representou o prefeito Edivaldo na abertura do evento que tem como meta principal discutir e propor políticas de saúde ao Plano Plurianual (PPA) da gestão municipal.

O evento, realizado no auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reúne diversos segmentos sociais e órgãos públicos. As atividades da 11ª Conferência Municipal de Saúde prosseguem nesta terça-feira (20), a partir das 8h30, com as mesas temáticas que vão discutir a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS) e epidemiologia, entre outros temas. Ao final todas as propostas serão levadas à plenária, e serão escolhidos os delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

O vice-prefeito parabenizou todos os conselheiros de saúde e delegados da conferência, ressaltando a importância da discussão sobre os problemas e soluções para a saúde nesse momento de crise pela qual passa o Brasil. “O nosso prefeito Edivaldo tem a clareza do enfrentamento dos desafios na saúde. Mas, pela primeira vez existe uma união entre Estado e município para enfrentar juntos os desafios. E nesse objetivo, a conferência vem a somar porque vai apontar para o PPA os gargalos, um papel importante para que possamos avançar mais e fortalecer a saúde pública, tornando o sistema mais democrático”, destacou Julio Pinheiro.

A abertura da Conferência foi feita pela secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, que preside o Conselho e ressaltou o comprometimento da gestão municipal com o controle social na saúde. “O prefeito Edivaldo valoriza a participação popular, por isso, sancionou recentemente a nova lei de constituição do Conselho e apoiou capacitação dirigida aos conselheiros. Isso foi feito porque a gestão sabe que o acompanhamento feito pelos usuários resulta em mais humanização, equidade e atendimento às necessidades de saúde da população”, disse a secretária.

No primeiro dia do evento, a programação contou com duas palestras, abordando “Gestão e Recursos Financeiros” e “Por Democracia na Saúde: Direito do Povo e Dever do Estado”, ministradas pelo superintendente de Planejamento da Semus, Henrique Jorge dos Santos e pelo vice-presidente do CMS, Jean Marie Van Damme, respectivamente. As abordagens foram seguidas por debates com participação de representantes dos gestores das unidades, trabalhadores da saúde e conselheiros comunitários.

Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jean Marie Van Dame, o empenho de todos os conselheiros de saúde foi fundamental para que o evento fosse realizado, assim como o apoio do setor de educação em saúde do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *