Prefeitura firma parceria com Governo e UFMA para ampliar assistência oftalmológica a estudantes

O prefeito Edivaldo assinou, nesta última quarta-feira (3), termo de cooperação técnica celebrado pela Prefeitura de São Luís, Governo do Estado e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que irá garantir a execução do programa Olhar Maranhão, de assistência oftalmológica gratuita a estudantes da rede pública no município de São Luís.

O programa amplia as ações do programa Saúde na Escola, já desenvolvido pela rede municipal de ensino.

A assinatura do termo se integra à parceria da parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Governo Federal, por meio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA).

“Estas parcerias são demonstrações de como, diante das dificuldades das gestões neste momento de extrema crise, encontramos saídas de forma compartilhada. A partir da assinatura deste termo de cooperação técnica, vamos ampliar a assistência oftalmológica aos estudantes, garantindo a atenção integral aos estudantes e dando condições para que o processo de ensino-aprendizagem tenha o maior êxito possível”, disse o prefeito Edivaldo na cerimônia de assinatura do termo.

Pelo termo assinado, a Prefeitura de São Luís vai realizar triagem nas escolas da rede municipal, fase inicial do atendimento efetivado por equipes do programa Saúde na Escola. A partir daí, o estudante será encaminhado para ser diagnosticado no Hospital Universitário em consultas oftalmológicas realizadas no consultório móvel do Campus da UFMA, em São Luís. O transporte dos estudantes será realizado pela Semed. E, finalmente, com receita em mãos, vai receber, sem custo, os óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação.

“É uma determinação do governador Flávio Dino e do prefeito Edivaldo firmar parcerias em áreas de suma importância como Educação e Saúde, estendendo-se para todas as outras áreas. Isso está na Constituição Federal. Aqui estamos colocando isso em prática, indo além do discurso. Três esferas do poder juntos, trabalhando em prol da população de São Luís e do Maranhão”, destacou o secretário de estado da Educação, Felipe Camarão.

O ex-reitor da UFMA e diretor do Hospital Universitário, Natalino Salgado, destacou a competência da equipe médica da instituição de ensino. Salgado adiantou que a excelência no atendimento tem colocado o estado em outro patamar em termo de oftalmologia, a partir de pesquisas desenvolvidas pela UFMA. “Esse é um convênio importante para a cidade. Sinaliza que estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Para a superintendente do Hospital Universitário, Joice Lajes, a manutenção e ampliação do programa são positivas. “Nosso atendimento vai além do simples diagnóstico oftalmológico. Daremos condições suficientes para que os estudantes alcancem melhor rendimento escolar”, ressaltou a superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *